PC-21 continuará bom para os olhos e ruim para os ouvidos
Suíços testaram um novo tipo de hélice, mas projeto para diminuir ruído do PC-21, que tem gerado muitas reclamações no país, não foi bem-sucedido
–
Projeto para reduzir o ruído dos treinadores turboélice PC-21 da Força Aérea Suíça foi suspenso, segundo nota divulgada na semana passada. O projeto nasceu após análises preliminares iniciadas em 2011, levando o Estado Maior da Forças Armadas da Suíça a incumbir a armassuisse (organização responsável pela aquisição de equipamentos militares no país), em colaboração com a indústria, do desenvolvimento de uma hélice mais silenciosa para aquelas aeronaves.
Após um desenvolvimento que consumiu 1,82 milhão de francos suíços (cerca de 1,86 milhão de dólares ou 4,8 milhões de reais), a indústria produziu e testou um novo tipo de hélice, mas os testes não mostraram sucesso em reduzir o ruído. De fato, a redução foi imperceptível.
O valor para reequipar a frota com novas hélices foi estimado em 7 milhões de francos suíços, mas esse custo, frente ao reduzido benefício, levou a Força Aérea Suíça a suspender o programa. Assim, os belos treinadores PC-21 continuarão com as hélices (e o ruído) atuais.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Suíça (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)
VEJA TAMBÉM:
- Temporada de férias, para os turistas, do barulho dos PC-21 da Força Aérea Suíça
- Pilatus suíça espera vender o PC-21 aos suecos, mas prevê pressão brasileira pró-Embraer
- Qatar seleciona sistema de treinamento PC-21, com 24 aeronaves
- BAE Systems recebe contrato da Arábia Saudita para 22 Hawks e 55 Pilatus PC-21
- Mais compras dos Emirados: 25 treinadores Pilatus PC-21
- Pilatus PC-21 vai substituindo o F-5 no treinamento de pilotos suíços de F-18
- Força Aérea Suíça: do turboélice PC-21 ao jato F/A-18 Hornet, sem intermediários
- Pode até ficar invisível, mas é bem audível
- Contrastes entre novas e velhas preocupações nas bases aéreas dos EUA
- F-35: muito barulhento para os padrões europeus