C-295 da Força Aérea Espanhola faz primeira missão em pista não preparada

11

Aeronave, denominada T.21 no Ejército del Aire, realizou primeira missão de transporte ao aeródromo de Bambari, na República Centro-Africana, com pista considerada curta demais para o C-130 Hércules

 –

Em nota divulgada na terça-feira, 11 de novembro, a Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) informou sobre o início das operações de aeronaves de transporte tático C-295 (T.21 na denominação daquela força) em substituição aos C-130 Hércules (T.10) a partir do Gabão. No caso, um C-295 da Ala 35 substituiu o Hércules da Ala 31 no segundo contingente em Libreville, naquele país, representando uma mudança que ultrapassou a simples substituição de pessoal do chamado “Destacamento Mamba”.

A mudança de aeronave respondeu a uma solicitação das Forças Francesas que realizam a Operação Sangaris na República Centro-Africana, e que necessitam dispor de transporte aéreo capaz de operar em pistas não preparadas (de terra) de comprimento que não permitia operações com o C-130 Hércules que formava parte do Destacamento Mamba espanhol.

Trata-se de pistas com cerca de 1.500 metros de comprimento, dos aeródromos de Bambari Ndélé e Bria, nas quais se realizou reconhecimentos por parte de tripulantes, estabelecendo-se os tipos de apoios a solicitar, proteção de forças em terra e segurança. Feitos os estudos e assegurados os apoios por parte dos franceses, comprovou-se a viabilidade de operar o C-295 nas pistas, com o primeiro voo Bangui-Bambari realizado no último dia 4.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz