Saab está finalizando detalhes da oferta do Gripen para a Indonésia

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Reportagem do site Jane’s considera que caça sueco está bem cotado para a concorrência do país asiático, não só pelo desempenho e custos, mas pelo seu histórico em cooperação industrial e offsets

Segundo reportagem publicada pelo site Jane’s na quinta-feira, 6 de novembro, a empresa sueca Saab está finalizando os detalhes de sua oferta do caça Gripen para os requerimentos da Força Aérea da Indonésia (TNI-AU), que enviou um pedido de informa;óes (RFI – request for information) a diversos fabricantes de aviões de combate em meados deste ano. Há a expectativa de que um pedido de proposta seja feito nas próximas semanas.

O objetivo da Indonésia é ter pelo menos 200 caças por volta de 2024, e para isso um requerimento inicial foi estabelecido para 16 jatos destinados a substituir os velhos caças  Northrop F-5E/F da TNI-AU. Como o projeto conjunto com a Coreia do Sul para um caça avançado IF-X não deverá atingir capacidade de operação inicial antes de 2025, um substituto para o F-5 é necessário até lá.

A Saab está respondendo ao requerimento com o Gripen NG, que atualmente desenvolve para as forças aéreas da Suécia e do Brasil, sendo que esta última assinou contrato para 36 caças Gripen NG no final do mês passado.

A cooperação industrial é um fator-chave para qualquer proposta, e sob a lei da Indonésia, pelo menos 30% de compensações diretas (offsets) são obrigatórios. O critério de seleção do novo caça tem 30% de peso no desempenho da aeronave, 30% em custos de aquisição e de ciclo de vida e 40% de cooperação industrial. Segundo a reportagem do site Jane’s, nesse último item a Saab tem um excelente histórico, cumprindo seus compromissos de offset, sendo também capaz de oferecer total transferência de tecnologia quando aplicável.

A empresa PT Dirgantara Indonesia (PTDI), também conhecida como Indonesian Aerospace (IAe) estaria envolvida na questão industrial num acordo com o Gripen e, em preparação para um RFP, conversações estão em andamento com a Saab para estabelecer a natureza do papel que a empresa indonésia teria. Os indonésios e a PTDI/IAe em especial têm ambições de longa data para aumentar suas capacidades técnicas, e um envolvimento da empresa local não se restringiria à construção / montagem, mas também desenvolvimento. A PTDI/IAe  é também parceira no projeto do IF-X, e a Saab poderia ajudar a empresa em algumas áreas desse projeto, caso solicitada.

Também do ponto de vista de desempenho e custos, a reportagem considera que o Gripen NG é bastante competitivo, atendendo a necessidades multifuncionais que incluem o papel antinavio, provavelmente em alta conta nos requerimentos da Indonésia. A vantagem adicional, do ponto de vista industrial, é de ser um programa de desenvolvimento em atividade. Por fim, o caça é considerado um dos mais fáceis para integrar armamentos especificados pelo cliente, que podem vir de diversos fornecedores internacionais.

FONTE: Jane’s (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Saab (em caráter meramente ilustrativo)

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