Primeiro ataque ao EI de caças Hornet do Canadá
Ataque ocorreu no domingo, 2 de novembro, e foi realizado por dois jatos CF-188 Hornet com bombas guiadas a laser GBU-12 de 500 libras, em alvos na região de Fallujah, no Iraque
–
Em pronunciamento divulgado no domingo, 2 de novembro, o ministro da Defesa do Canadá Rob Nicholson informou que naquele mesmo dia caças CF-188 Hornet da Força Aérea Real Canadense realizaram o primeiro ataque a alvos do Estado Islâmico (EI) desde 30 de outubro, quando se juntou às operações contra o grupo.
O ataque, coordenado com parceiros de coalizão, foi feito por dois aviões CF-188 empregando bombas guiadas a laser GBU-12, de 500 libras (cerca de 250kg) nas vizinhanças de Fallujah, no Iraque. A missão durou aproximadamente quatro horas, incluiu reabastecimento em voo com aeronave canadense CC-150T Polaris, e todas as aeronaves voltaram em segurança para a base. Informações sobre danos aos alvos deverão ser dadas em coletiva de imprensa marcada para 4 de novembro.
A primeira missão dos CF-188 havia sido realizada em 30 de outubro, sem lançamento de bombas, e desde o dia 28 todas as aeronaves, pilotos e mecânicos desdobrados já se encontravam na região, operando a partir de base no Kuwait, segundo informações do Departamento de Defesa.
Para a “Operação Impacto” (Operation Impact), que é a denominação para a contribuição canadense na luta contra o EI, foram desdobrados seis caças CF-188 Hornet da Ala 4 de Cold Lake, Alberta, um avião reabastecedor CC-150T Polaris da Ala 8 de Trenton, Ontario, e dois CP-140 Aurora de vigilância, da Ala 14 de Greenwook, Nova Escócia.
FONTE / FOTOS (da missão de 30 de outubro, na qual não houve lançamento de bombas): Departamento de Defesa do Canadá e Governo Canadense
Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês.