Novo padrão traz atualizações no software para aprimorar navegação, segurança e outros itens, e deverá entrar em serviço no início de 2015

Em nota divulgada na segunda-feira, 27 de outubro, a Força Aérea Francesa informou que equipes de testes de voo e experiências aéreas militares das bases aéreas de Istres e Mont-de-Marsan realizaram avaliações da nova versão do caça Dassault Rafale. Os testes foram feitos em Istres entre 6 e 17 de outubro, e referem-se ao novo padrão F3.4+ da aeronave, e representaram um voo de 24 horas em que os pilotos procuraram definir os limites dos domínios de emprego do sistema, antes de redigir as fichas de utilização operacional para que o novo padrão entre em operação no início de 2015.

O Rafale padrão F3.4+, desenvolvido pela indústria sob a responsabilidade da Direção Geral de Armamento (DGA – direction générale de l’armement), faz parte de um programa de contínuo melhoramento desse sistema de armas. A nova versão inclui diversos desenvolvimentos de software, como a melhoria na captura e conversão de coordenadas geográficas para o padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), dentro do formato MGRS, o que proporciona ganho de tempo para as tripulações de voo.

Na área de segurança, há uma nova retícula para apresentação da atitude da aeronave no painel, assim como um alarme para não ultrapassar a potência máxima aceitável pelos freios, o que é um auxílio valioso quando da necessidade de interromper uma decolagem. Por fim, na área de acompanhamento de terreno, o padrão F3.4+ oferece um novo controle em tempo real da transição entre modo radar e arquivo digital.

FONTE / FOTO: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz