Treinamento na RAF e RN: Tucano dará lugar a T-6C, mas Phenom 100 substituirá King Air

6

Phenom 100

Segundo reportagem publicada hoje (24/10) no site Flightglobal, o Ministério da Defesa do Reino Unido deverá substituir seus treinadores de asa fixa por três novos modelos, após a seleção da oferta da parceria Affinity (KBR/Elbit Systems) no programa MFTS (Military Flying Training System). Com o novo programa, o treinamento elementar na RAF (Força Aérea Real Britânica) e RN (Marinha Real Britânica) será realizado com o Grob Aircraft G120TP, o básico com o Beechcraft T-6C e o multimotor com o Embraer Phenom 100, embora não tenha sido ainda revelada a quantidade de cada tipo.

Os novos aviões substituirão em suas funções o Grob G115 Tutor, o Shorts Tucano T1 e o Beechcraft King Air 200 (sendo que estes últimos operam por leasing). Segundo o site Flightglobal, a frota de cada modelo é, respectivamente, de 119, 38 e 8 aeronaves, sendo que o Grob G115 é fornecido pela Babcock. Os novos G120TP deverão operar nas bases da RAF de Barkston Heath e Cranwell, enquanto os T-6C operarão em Valley e os Phenom 100 em Cranwell.

O treinamento avançado a jato da RAF é feito com uma frota de 28 aviões Hawk 128 da BAE Systems, em Valley, e atualmente a Aviação Naval da RN treina seus observadores em quatro aeronaves King Air 350, segundo a reportagem.

FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Embraer, Beechcraft e Grob Aircraft

NOTA DO EDITOR: o título original do site Flightglobal destacou o T-6C como principal item da renovação do sistema de treinamento britânico.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz