Treinamento na RAF e RN: Tucano dará lugar a T-6C, mas Phenom 100 substituirá King Air
Segundo reportagem publicada hoje (24/10) no site Flightglobal, o Ministério da Defesa do Reino Unido deverá substituir seus treinadores de asa fixa por três novos modelos, após a seleção da oferta da parceria Affinity (KBR/Elbit Systems) no programa MFTS (Military Flying Training System). Com o novo programa, o treinamento elementar na RAF (Força Aérea Real Britânica) e RN (Marinha Real Britânica) será realizado com o Grob Aircraft G120TP, o básico com o Beechcraft T-6C e o multimotor com o Embraer Phenom 100, embora não tenha sido ainda revelada a quantidade de cada tipo.
Os novos aviões substituirão em suas funções o Grob G115 Tutor, o Shorts Tucano T1 e o Beechcraft King Air 200 (sendo que estes últimos operam por leasing). Segundo o site Flightglobal, a frota de cada modelo é, respectivamente, de 119, 38 e 8 aeronaves, sendo que o Grob G115 é fornecido pela Babcock. Os novos G120TP deverão operar nas bases da RAF de Barkston Heath e Cranwell, enquanto os T-6C operarão em Valley e os Phenom 100 em Cranwell.
O treinamento avançado a jato da RAF é feito com uma frota de 28 aviões Hawk 128 da BAE Systems, em Valley, e atualmente a Aviação Naval da RN treina seus observadores em quatro aeronaves King Air 350, segundo a reportagem.
FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Embraer, Beechcraft e Grob Aircraft
NOTA DO EDITOR: o título original do site Flightglobal destacou o T-6C como principal item da renovação do sistema de treinamento britânico.
VEJA TAMBÉM:
- Embraer Aviação Executiva entrega 300° Phenom 100
- Família Phenom da Embraer chega às 500 entregas
- Novos spoilers multifunção para as asas do Phenom 100, da Embraer
- Robb Report cita jatos Phenom da Embraer como ‘Best of The Best’ de 2012
- Geometra exporta peças do Tucano para Inglaterra
- Fumaça 60 anos? Não, é o ‘Jubileu de Diamante’ da rainha da Inglaterra
- Spitfire, Tucfire e Spitano nos 70 anos da Batalha da Inglaterra
- Evolução: tal pai, tal filho? Parte 2
- Spitfires? Não, são os Tucanos da RAF
- Tucano é retirado de serviço na Força Aérea Francesa
- Novaer, a nova indústria aeronáutica brasileira
- Mais 35 treinadores T-6 para as Forças Armadas dos EUA
- T-6 da Beechcraft vai a 800
- Uso de turboélices poderá reduzir voos no Rafale de parte dos pilotos franceses
- Argentina fabricará cem aviões Pampa II para a Alemanha, segundo site