Não, o KC-390 não é um avião pequeno
Confira mais imagens de diversos ângulos do novo jato militar da Embraer, o KC-390, além das impressões dos editores do Poder Aéreo, que viram o avião bem de perto
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Fernando “Nunão” De Martini
Mas para quem viu de perto, ao vivo, a impressão que fica é que o KC-390 não é um avião pequeno, de forma alguma. Ao abrir-se o hangar na cerimônia de apresentação (roll out), as portas correram, correram, e demorou para se atingir toda a envergadura do jato. Isso porque a maior parte da imprensa estava posicionada numa área em que via a aeronave em ângulo – um ângulo muito próximo ao do próprio enflechamento da asa direita. A impressão foi de que, caso as asas fossem retas como a do C-130H ao invés de enflechadas, a envergadura seria maior que a deste último.
Para se comparar: a envergadura do KC-390 é de 35,05m, frente aos 39,7m do C-130H de asas retas. Já o comprimento total é maior: 35,2m para o KC-390 contra 29,3m do C-130H. A altura total de ambos é praticamente a mesma: 11,84m contra 11,9m, pois ambos têm derivas bem altas.
Porém, andando calmamente ao lado do KC-390, e relembrando inúmeras vezes que nós já andamos ao redor de aviões C-130H da FAB, entramos neles, ou mesmo da versão mais recente C-130J (como um exemplar canadense que já visitou o Brasil, cujo comprimento total é praticamente o mesmo do KC-390), a impressão geral é que, excetuando-se nas áreas do nariz e da cabine, o novo jato da Embraer se mostra muito mais “parrudo” que o Hercules. Em certos ângulos, é até “gordinho”.
Percebe-se que as grandes janelas do KC-390 (no sentido da altura) ocupam área semelhante à das janelas superpostas que formam a cabine do Hercules. Porém, como são maiores individualmente, acabam dando nas fotos a impressão de um nariz muito menor e mais afilado (de fato ele é, mas não tanto assim), levando a uma impressão de porte menor no geral. Mas ver o avião “pessoalmente”, e bem de perto, desmente qualquer impressão nesse sentido.
Andando ao redor do KC-390 em meio aos diversos convidados para a cerimônia de apresentação, o mais comum era perceber os olhares para cima, surpresos. Expressões boquiabertas, especialmente quando as pessoas olhavam a região da cauda. Clique nas imagens para ver em tamanho maior.
Essas são as impressões visuais, que as fotos ajudam a mostrar, mas não dizem tudo. Esperamos que, com as primeiras entregas à FAB previstas para 2016, cada vez mais leitores do Poder Aéreo e entusiastas da aviação militar tenham, no futuro próximo, a oportunidade que a imprensa, autoridades, executivos, funcionários da Embraer e outros tiveram hoje. E vejam “com os próprios olhos” que o KC-390 não é, definitivamente, um avião menor que o Hercules, nem nas dimensões, nem nas impressões, muito menos nas especificações e dados esperados. Mas esses dados e outras informações são temas para outra matéria.