Caças Rafale franceses atacam veículos do EI no Iraque
Ataque a duas pick-ups do Estado Islâmico, em apoio a tropas iraquianas em Tikrit, foi realizado por dois caças Rafale franceses em 19 de outubro
–
Nesta segunda-feira, 20 de outubro, o Ministério da Defesa da França divulgou nota sobre ataque a veículos do Estado Islâmico (EI) realizado no dia anterior na região de Tikrit, 200 km ao norte de Bagdá, durante missão de reconhecimento armado realizada por dois caças Rafale da Força Aérea Francesa.
A informação sobre os veículos do EI (também chamado Daech), que eram duas pick-ups, foi transmitida às tripulações dos caças, sendo em seguida confirmado pelos pilotos o caráter hostil desses alvos. Os caças Rafale, equipados com casulo (pod) de designação de alvos Damoclès, lançaram três bombas guiadas a laser GBU-12, destruindo as pick-ups.
Os ataques foram feitos entre 12h15 e 13h15 (horário de Paris), e fizeram parte do apoio da coalizão que atua em apoio às Forças Armadas do Iraque realiza na região de Baiji-Tikrit. A missão dos dois caças Rafale teve duração de oito horas, com cinco reabastecimentos em voo realizados por aviões reabastecedores americanos e australianos em operação na zona.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
VEJA TAMBÉM:
- Vídeos: primeira missão noturna de Rafale sobre o Iraque e a partida do reforço
- Reforço de caças Rafale no Golfo Pérsico já começou a cumprir missões sobre o Iraque
- Mais caças Rafale para as operações contra o Estado Islâmico
- Caças Rafale fazem primeira missão noturna sobre o Iraque
- Caças Rafale franceses fazem segundo ataque ao EI, no Iraque
- Primeiro ataque de caças Rafale ao Estado Islâmico, no Iraque
- Iraque: caças Rafale fazem missão de reconhecimento de cinco horas de duração
- Caças Rafale franceses fazem primeira missão de reconhecimento sobre o Iraque