Desde 10 de outubro, caças Gripen da Força Aérea da República Tcheca foram desdobrados para a Islândia, e desde a semana passada realizaram testes de prontidão, iniciando o alerta 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) para defesa do espaço aéreo islandês. Esse desdobramento vai durar até o início de dezembro.

Após preparações e treinamentos no local, o primeiro teste de prontidão foi feito na segunda-feira passada, dia 13. Este foi seguido por voos de certificação a partir do aeródromo islandês de Keflavík , que duraram dois dias. Foi recebida a declaração de Capacidade Operacional Completa (FOC) na missão na última quarta-feira, 15 de outubro (fotos abaixo), e iniciou-se a missão de policiamento aéreo 24/7 com os caças Gripen tchecos desdobrados na Islândia, integrados ao sistema de defesa da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que compreende aeronaves e mísseis.

O voo de traslado da República Tcheca para a Islândia, feito no dia 10, durou quatro horas e meia e foi acompanhado de um avião de reabastecimento em voo KC-767 da Itália. Com esse desdobramento, mais uma vez a República Tcheca realiza o alerta da OTAN simultaneamente em duas localidades, o seu próprio espaço aéreo e o da Islândia. Em 2009 e 2012, o país já havia realizado o mesmo, com desdobramentos de seus caças Gripen para a defesa do Báltico.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em tcheco)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz