Gripen E: Saab recebe contrato da Suécia para equipamentos de apoio e manutenção

23

Valor do contrato equivale a 2 bilhões de reais e soma-se a outros já concedidos, de desenvolvimento e produção do Gripen E para a Suécia

Nesta quinta-feira, 16 de outubro, a Saab informou o recebimento de um contrato para equipamentos relacionados ao Gripen E, no valor anunciado de 5,8 bilhões de coroas suecas (cerca de 809 milhões de dólares ou 2 bilhões de reais). A nota indica que são equipamentos necessários para a operação do Gripen (Gripen E role equipment), assim como para manutenção e apoio, fazendo parte de um acordo mais amplo entre a empresa e a Administração de Material de Defesa Sueca (FMV), cobrindo atividades para o Gripen E entre 2013 e 2026.

Trata-se do quarto contrato relacionado a esse acordo anunciado em 15 de fevereiro de 2013, e as entregas dos itens deste novo contrato, em trabalhos a serem feitos pelas áreas de negócios de Aeronáutica, Sistemas de Defesa Eletrônica e Apoio & Serviços da Saab, começarão em 2016. Encomendas anteriores, ligadas ao desenvolvimento e produção do Gripen E, foram recebidas ao longo de 2013.

Segundo Lennart Sindahl, executivo sênior, vice-presidente da Saab e chefe da área de negócios de Aeronáutica, “o trabalho no Gripen E continua de acordo com o cronograma e o orçamento. Esta encomenda representa outro importante passo no compromisso da Saab em entregar a próxima geração do sistema Gripen para a Suécia.”

O Gripen, segundo a empresa, é um caça único no sentido de combinar alta tecnologia e capacidades com eficiência de custo, sendo que o Gripen E traz significativas melhorias: motor mais potente, maior alcance, mais armas, novo radar AESA (varredura eletrônica ativa) e aviônicos mais avançados.

FONTE / IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

 

wpDiscuz