Erros e informações desatualizadas na página da FAB na Wikipédia
por Guilherme Poggio
Sendo um estudioso e divulgador do assunto, colaborando por diversos anos para publicações nacionais e páginas da internet sobre o tema Defesa, achei que poderia contribuir para o Wikipédia disponibilizando parte do meu tempo e conhecimento.
Comecei pelas informações mais básicas e que muitos dos que acompanham o blog do Poder Aéreo já conhecem. Primeiramente corrigi as legendas de algumas fotos porque estas comumente atraem a atenção do leitor. Havia (e ainda está lá) uma foto em destaque do Mirage 2000, que deixou de voar com o 1º GDA no final do ano passado. Logo acima pode ser visto uma foto de um Xavante, cuja legenda destaca que o mesmo deixou de voar na FAB em 2010.
Pois bem, destaquei na legenda que o Mirage 2000 não era mais um
Ainda sobre as fotos, corrigi a legenda do T-27 Tucano, informando que este avião não era mais utilizado pela Esquadrilha da Fumaça (na foto a aeronave é apresentada com as cores do EDA). Logo abaixo dessa foto aparece um E-99 do 2º/6º GAv identificado como R-99. Essa eu deixei para modificar numa outra oportunidade. O interessante é que esta mesma foto aparece em outros artigos da Wikipédia com a legenda correta (veja, por exemplo no artigo sobre o EMB-145 AEW&C).
Como rever o texto daria muito trabalho, ataquei apenas alguns pontos onde a informação estava errada ou o estilo não me agradava. Ao invés dos “cem” Super Tucanos comprados pela FAB, corrigi para 99 e melhorei um pouco o estilo do texto (confuso). Também alterei o “T-29” (não existe nenhuma aeronave na FAB com esta nomenclatura. T-29 é um carro de combate produzido nos EUA no final da II Guerra Mundial) para A-29.
Aproveitei também para modificar uma ou outra coisa na tabela das unidades da FAB, como a substituição de GEEV por IPEV e coisas semelhantes.
Hoje pela manhã abri novamente o artigo da FAB na Wikipédia e reparei que todas as minhas modificações haviam sido desfeitas após 13 minutos e com a seguinte explicação: “alterações feitas sem apresentar fontes“. Na verdade, eu gostaria de saber quais foram as fontes originalmente empregadas pelo(s) autor(es) anterior(es) para as informações errôneas que ali constam. E mesmo que estas fontes sejam apresentadas, elas deveriam ser totalmente descartadas pelo desserviço que prestam.
Acabei gastando meu precioso tempo em prol da sociedade, mas tudo foi desfeito em alguns minutos por alguém que simplesmente não teve tempo ou condição de confrontar as informações que ali coloquei e achou que era mais fácil (daria menos trabalho) apagar.
Vai consultar a Wikipédia como referência? Cuidado.