Exposição na Base Aérea de Istres contou com jatos Rafale, Mirage 2000N e C135 atuais, além de outros equipamentos de hoje e do passado, como o Mirage IVP

Em nota divulgada em 7 de outubro, a Força Aérea Francesa destacou a comemoração dos 50 anos da primeira missão de alerta de dissuasão nuclear, por parte das Forças Aéreas Estratégicas (FAS – forces aériennes stratégiques). A celebração foi feita num ensolarado 3 de outubro, na Base Aérea 125 de Istres, e contou com a presença de centenas de veteranos das FAS, militares e civis da Defesa, sendo presidida pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMA – chef d’état-major des armées), general Pierre de Villiers e contando com a presença do general Denis Mercier, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Francesa (CEMAA – chef d’état-major de l’armée de l’air).

A primeira missão do tipo foi realizada a partir da Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan em 8 de outubro de 1964, envolvendo um avião reabastecedor C135F e um jato Mirage IVA, este último armado com uma bomba AN11.

Na celebração, foram entregues a Cruz do Valor Militar (Croix de la valeur militaire) ao Esquadrão de Caça 1/91 Gascogne baseado em Saint-Dizier (nota do editor: unidade equipada com o Rafale e que realiza a missão de dissuasão nuclear com míssil ASMP-A) e para o Grupo de Reabastecimento em Voo 2/91 Bretagne, baseado em Istres. Foi uma reconhecimento pela participação de ambos no recente conflito do Mali, ilustrando a participação de unidades das FAS em operações aéreas exteriores desde a década de 1970.

A Força Oceânica Estratégica (force océanique stratégique – FOST) completa o dispositivo de dissuasão nuclear francês, que entre 1971 e 1996 teve um componente balístico superfície-superfície assumido pela Força Aérea Francesa. As FAS são responsáveis pela postura permanente do componente aeroembarcado de dissuasão, fundamentalmente estruturado pela Força Aérea Francesa de maneira ininterrupta nos últimos 50 anos.

Nas comemorações, destacou-se a exposição de materiais na área de estacionamento do Esquadrão de Defesa Terra-Ar 1/95 Craux. Entre os equipamentos, estavam expostos um jato Mirage IVP, um avião de reabastecimento em voo C135, jatos Mirage 2000N e Rafale B das FAS em configurações nuclear e convencional, um helicóptero Fennec representando as Medidas Ativas de Segurança Aérea (MASA – mesures actives de sûreté aérienne), lançadores Mamba do míssil Crotale de Nova Geração (NG) de defesa terra-ar.

Também estavam presentes fuzileiros-comandos do ar, que completam o dispositivo. Está marcada mais uma celebração na Escola Militar (École militaire) em 20 de novembro deste ano.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz