Caças da OTAN e PfP sobre o Báltico: Gripen, F-18, F-16 e Typhoon

7

Foi a primeira vez em que caças suecos pousaram na Estônia, participando com jatos de Portugal, Holanda, Alemanha, Canadá e Finlândia do exercício BRTE-19, que envolveu treinamentos de cooperação e de combate aéreo

Entre o final de setembro e o início de outubro, foi realizado na Estônia o 19º Evento de Treinamento da Região do Báltico (Baltic Region Training Event – BRTE 19) , com foco em treinar a interoperabilidade e cooperação entre nações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) da PfP (Partnership for Peace – parceria para a paz). 

 

 

Segundo nota publicada no site das Forças Armadas da Suécia, foi a primeira vez em que caças suecos pousaram na Estônia, no caso, quatro jatos JAS-39 Gripen da Ala 17 (F17) de Ronneby. Outros caças participantes são os F-18 e CF-18 Hornet da Finlândia e do Canadá, F-16 da Holanda e de Portugal, além dos Eurofighter Typhoon da Alemanha. A Estônia, que não possui caças, participa com aeronaves de transporte L-410.

Entre os treinamentos, estão situações como perda de contato de rádio com o controle de tráfego aéreo por parte de uma aeronave, quando normalmente um elemento (dois caças) interceptam o avião para garantir que pouse em segurança, podendo passar a missão para um elemento de caças de outra nação, se necessário.

Além desse tipo de missão, são exercitadas manobras de combate aéreo entre os diferentes caças, para desenvolver as habilidades dos pilotos com a oportunidade de realizar combates dissimilares (entre caças diferentes). Para alguns pilotos suecos, por exemplo, foi a primeira vez que puderam treinar combate aéreo com caças como os CF-18 canadenses, e um deles afirmou que não foi nada tão dramático quanto esperava, evidenciando o bom treinamento recebido.

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (portal e facebook)

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em sueco e em inglês

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz