Caças Rafale fazem primeira missão noturna sobre o Iraque

12

Em nota divulgada na sexta-feira, 3 de outubro, o Ministério da Defesa da França informou a realização da primeira missão noturna da Operação Chammal (como é chamada a contribuição francesa aos esforços contra o Estado Islâmico) sobre o Iraque, envolvendo dois caças Rafale e reabastecimentos em voo com C135-FR da Força Aérea Francesa e um KC10 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

A missão ocorreu na quinta-feira, dia 2, sobre a região de Mossoul, em apoio às Forças Armadas Iraquianas que lutam contra o Estado Islâmico (EI), também referido como grupo terrorista Daech. A duração foi de sete horas, e a nota não informou se houve algum ataque durante a missão, embora possam ser vistos armamentos como bombas guiadas e míssil ar-ar, nas fotos.

A nota destacou que as funções de designação laser e de reconhecimento de longa distância do pod (casulo) de aquisição de alvos multifunção Damoclès, conferem ao Rafale a capacidade de lançar bombas guiadas a laser e fazer reconhecimento tático tanto de dia quanto de noite. Durante a missão, os caças ficaram em contato permanente com o centro operacional aéreo americano de Al Udeid, no Qatar, encarregado de coordenar os meios engajados na região.

Também houve um voo de 10 horas de duração de um avião de patrulha marítima Atlantique 2 da Marinha Francesa, em missão ISR (Intelligence, surveillance and reconnaissance – inteligência, vigilância e reconhecimento) a noroeste de Bagdá. A missão do Atlantique 2 permitiu estabelecer posições, movimentos e vulnerabilidades do Daech.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz