Demonstração realizada em praia de Natal, em 1983, incluiu ataques com bombas incendiárias, foguetes e metralhadoras contra barcaças

Entre os comentários sobre nossa recente matéria que mostrou as passagens baixas de jatos de combate da FAB no Domingo Aéreo de São Paulo (clique aqui para acessar), houve lembranças de épocas em que essas exibições ao público incluíam demonstrações de tiro ar-solo – especialmente as realizadas por caças Gloster Meteor nas décadas de 1950 e 1960, que atiravam contra barcaças em plena orla carioca.

Por conta disso, nosso amigo “Justin Case” nos enviou algumas fotos de exibição semelhante, realizada por jatos de ataque e treinamento AT-26 Xavante na década de 1980. Segundo ele, as imagens são de 1983 e mostram o emprego de metralhadora 0.50, de foguetes SBAT-70 e bombas incendiárias (Napalm) sobre barcaças na Praia do Forte em Natal, Rio Grande do Norte, que leva esse nome por se localizar ali o Forte dos Reis Magos, verdadeiro cartão postal da capital potiguar (não confundir com a praia homônima da Bahia).

Numa das fotos, também podemos ver exibição da Esquadrilha Alouette,  do Esquadrão Joker (2º/5º GAV), na qual três dos seis AT-26 da formatura acionam seus dispositivos geradores de fumaça. A Alouette realizou diversas exibições no início daquela década, num momento em que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA, mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”) se encontrava temporariamente desativado.

COLABOROU: Justin Case

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz