Voo da primeira de 72 aeronaves do tipo que equiparão a RAAF foi realizado pelo piloto de testes da Lockheed Martin, nos Estados Unidos

Na terça-feira, 30 de setembro, o Ministério da Defesa da Austrália divulgou imagens do voo inaugural do primeiro caça F-35A da encomenda australiana. O voo foi realizado nos Estados Unidos na segunda-feira, dia 29.

O avião denominado AU-1, juntamente com o segundo F-35A de uma frota de 72 que a Austrália deverá receber, havia feito seu “roll out” das instalações do fabricante Lockheed Martin em Fort Worth, no Texas, em 24 de julho.

A aeronave foi voada por duas horas pelo chefe de pilotos de testes da Lockheed Martin, Alan Norman, que realizou uma série de checagens. O AU-1 tem previsão de entrega à Força Aérea Real Australiana (RAAF) ainda neste ano, e deverá ficar baseado na Base Aérea de Luke (Arizona, EUA) para treinamento dos pilotos australianos e países parceiros.

Os jatos F-35A são destinados a substituir a frota de caças F/A-18 A/B Hornet da RAAF, transformando esta numa força com capacidade de caças de quinta geração. A indústria australiana já tem contratos mais de 412 milhões de dólares referentes ao programa do F-35.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

 

wpDiscuz