Fotos e vídeo: os primeiros ataques de jatos Tornado da RAF a alvos do EI no Iraque

10

O Governo Britânico divulgou notas sobre os dois primeiros ataques realizados por jatos de ataque Tornado GR4 da RAF (Força Aérea Real Britânica) a alvos do Estado Islâmico (EI) no Iraque, ontem e hoje. As aeronaves realizaram as missões a partir da base da RAF em Akrotiri, no Chipre.

O ataque mais recente foi realizado na noite de ontem para hoje, no qual dois jatos Tornado GR4, conduzindo uma missão de reconhecimento armado em apoio a forças do Governo Iraquiano a Oeste de Bagdá, receberam a ordem de examinar um local suspeito de uso pelo EI como posição de comando e controle.

Os jatos conseguiram identificar atividades do EI e dois veículos, um dos quais era uma caminhonete armada, e quatro mísseis Brimstone foram usados para o ataque de precisão aos veículos. Análises iniciais indicam que os ataques foram bem-sucedidos.

Já na missão inaugural de ataque que ocorreu no dia anterior, também de reconhecimento armado e realizada por dois jatos Tornado, as aeronaves receberam ordem de apoiar tropas curdas no noroeste do Iraque, que sofriam ataque do EI. Sobre o local, os jatos utilizaram o pod (casulo) indicador de alvos Litening III para identificar uma posição de arma pesada do EI, que engajava as forças terrestres curdas. Uma bomba guiada Paveway IV foi lançada contra o alvo e, na sequência, os jatos identificaram uma caminhonete armada do EI na mesma área, que foi atacada com o emprego de míssil Brimstone. Análises iniciais também indicaram sucesso nos dois ataques de precisão.

A RAF divulgou as imagens acima e o vídeo abaixo sobre o ataque realizado ontem com míssil Brimstone.

FONTE: Governo Britânico (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

FOTOS E VÍDEO: RAF (sobre as imagens das aeronaves, não foi indicado pela RAF se representam especificamente as missões descritas ou se são de arquivo)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz