Em nota sobre a visita, a empresa também divulgou imagens de algumas das possibilidades de emprego civil e militar da aeronave

A Novaer divulgou nota na segunda-feira, 29 de setembro, informando que o ministro da Defesa do Brasil, exmo. sr. Celso Amorim, recebeu executivos da Novaer e representantes do Estado de Santa Catarina. O ministro se informou sobre o status do programa T-Xc, que conta com o apoio do Governo Federal, via FINEP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Estado de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias e Participações S.A.

Na oportunidade, a Novaer informou sobre os excelentes resultados obtidos nos testes da campanha de ensaio em voo que estão sendo realizados junto ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, em São José dos Campos, SP e sobre o contrato firmado com FINEP-ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – onde serão realizados os ensaios estruturais durante a campanha de certificação.

A empresa demonstrou também a variedade de produtos oriundos da mesma plataforma, como uma versão de transporte aeromédico para resgate em regiões hostis e de captação de órgãos para transplante, versão de transporte de pequenas cargas e aeronave de ligação, a ser utilizada por forças armadas e uma versão de treinamento militar com motor turboélice e assentos ejetáveis (T-Xc MTP), além das já conhecidas versões de transporte civil (com paraquedas balístico opcional) e de treinamento militar primário-básico, que a Novaer pretende oferecer à Força Aérea Brasileira e demais forças aéreas do continente e do mundo.

Estiveram presentes o titular da Secretaria de Produtos de Defesa do MD, Sr. Murilo Marques Barboza, o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, Major Brig. José Euclides da Silva Gonçalves, a Secretária de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Sra. Lourdes Martini, o Presidente do Conselho de Administração da NOVAER, Paulo Junqueira, o Diretor Presidente da empresa, Graciliano Campos, e o Diretor para o Setor de Defesa, Geraldo Ferreira da Silva.

FONTE / IMAGENS: Novaer

NOTA DO EDITOR: reparar nas diferenças do canopi entre a versão de treinamento militar, mostrada no alto, e as demais concepções de emprego militar e civil divulgadas pela empresa juntamente com a nota sobre a visita ao ministro.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz