Caça F-5EM da FAB realizou diversas passagens baixas sobre o Campo de Marte, em São Paulo. Um jato de ataque A-1 e um turboélice de treinamento T-27 também fizeram passagens sobre a pista

Quem gosta de ver passagens do único modelo de caça supersônico em serviço hoje na FAB, o F-5 modernizado, não teve do que se queixar nesta edição 2014 do  tradicional Domingo Aéreo no Campo de Marte na capital paulista. No evento realizado no último domingo, 28 de setembro, e no qual a Força Aérea Brasileira (FAB) abre as portas do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), o caça F-5EM 4837, destacado para participar das exibições em voo do evento, realizou diversas passagens sobre a pista do Campo de Marte, pela manhã e à tarde.

Em cada ocasião, o F-5EM realizou cerca de 10 passagens sobre o eixo da pista, dando ampla oportunidade para o público ver o caça em voo bem de perto, tanto em velocidades mais altas (como nas fotos acima e abaixo) quanto mais baixas (e, nesse caso, com o trem de pouso e flaps baixados, como nas imagens que abrem e encerram esta matéria). O padrão foi praticamente o mesmo: o jato aparecia de surpresa vindo da Zona Leste (sobre a cabeceira junto à avenida Santos Dumont), fazia a passagem rumo Oeste, dava a volta sobre os bairros da Barra Funda, Santa Cecília e Bom Retiro, para realizar novas passagens, praticamente uma a cada minuto.

O céu esteve cinzento durante boa parte do dia, com várias nuvens de chuva se avizinhando vez por outra, mas em vários momentos o sol deu as caras entre as nuvens, e o tempo só fechou de vez no final do evento, quando as passagens do caça já haviam terminado. Diferentemente de outras edições que traziam também atrações musicais à tarde (ausentes nesta edição), e que faziam o pico do público se concentrar neste período, a grande presença de pessoas deu-se pela manhã, ficando bastante tranquilo à tarde para os entusiastas de aviação encontrarem os melhores pontos para fotografar as passagens.

As fotos do F-5EM em voo são das passagens realizadas no final da manhã e no meio da tarde, respectivamente por volta das 11h40 e das 15h. Um jato A-1 da FAB também realizou um conjunto passagens por volta das 10h da manhã, mas nossa equipe estava, na ocasião, parte em deslocamento para o evento e parte conversando com entusiastas e pessoal da FAB na Sala de Imprensa, então ficaremos devendo imagens do A-1 em voo.

A FAB também destacou um T-27 da AFA (Academia da Força Aérea, em Pirassununga – SP) para passar sobre a pista em mais de uma ocasião, e o público também teve oportunidade de ver e fotografar em voo aeronaves que estavam em exposição estática quando partiram, no final da tarde, como foi o caso do H-34 Super Puma e do C-98 Caravan.

Nas próximas partes desta matéria, vamos mostrar os aviões em exposição estática no evento e os caças F-5 em revisão no PAMA-SP.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz