PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 1
Caça F-5EM da FAB realizou diversas passagens baixas sobre o Campo de Marte, em São Paulo. Um jato de ataque A-1 e um turboélice de treinamento T-27 também fizeram passagens sobre a pista
–
Quem gosta de ver passagens do único modelo de caça supersônico em serviço hoje na FAB, o F-5 modernizado, não teve do que se queixar nesta edição 2014 do tradicional Domingo Aéreo no Campo de Marte na capital paulista. No evento realizado no último domingo, 28 de setembro, e no qual a Força Aérea Brasileira (FAB) abre as portas do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), o caça F-5EM 4837, destacado para participar das exibições em voo do evento, realizou diversas passagens sobre a pista do Campo de Marte, pela manhã e à tarde.
Em cada ocasião, o F-5EM realizou cerca de 10 passagens sobre o eixo da pista, dando ampla oportunidade para o público ver o caça em voo bem de perto, tanto em velocidades mais altas (como nas fotos acima e abaixo) quanto mais baixas (e, nesse caso, com o trem de pouso e flaps baixados, como nas imagens que abrem e encerram esta matéria). O padrão foi praticamente o mesmo: o jato aparecia de surpresa vindo da Zona Leste (sobre a cabeceira junto à avenida Santos Dumont), fazia a passagem rumo Oeste, dava a volta sobre os bairros da Barra Funda, Santa Cecília e Bom Retiro, para realizar novas passagens, praticamente uma a cada minuto.
O céu esteve cinzento durante boa parte do dia, com várias nuvens de chuva se avizinhando vez por outra, mas em vários momentos o sol deu as caras entre as nuvens, e o tempo só fechou de vez no final do evento, quando as passagens do caça já haviam terminado. Diferentemente de outras edições que traziam também atrações musicais à tarde (ausentes nesta edição), e que faziam o pico do público se concentrar neste período, a grande presença de pessoas deu-se pela manhã, ficando bastante tranquilo à tarde para os entusiastas de aviação encontrarem os melhores pontos para fotografar as passagens.
As fotos do F-5EM em voo são das passagens realizadas no final da manhã e no meio da tarde, respectivamente por volta das 11h40 e das 15h. Um jato A-1 da FAB também realizou um conjunto passagens por volta das 10h da manhã, mas nossa equipe estava, na ocasião, parte em deslocamento para o evento e parte conversando com entusiastas e pessoal da FAB na Sala de Imprensa, então ficaremos devendo imagens do A-1 em voo.
A FAB também destacou um T-27 da AFA (Academia da Força Aérea, em Pirassununga – SP) para passar sobre a pista em mais de uma ocasião, e o público também teve oportunidade de ver e fotografar em voo aeronaves que estavam em exposição estática quando partiram, no final da tarde, como foi o caso do H-34 Super Puma e do C-98 Caravan.
Nas próximas partes desta matéria, vamos mostrar os aviões em exposição estática no evento e os caças F-5 em revisão no PAMA-SP.
VEJA TAMBÉM:
- Domingo Aéreo 2013 no PAMA-SP: quantos ‘Mikes’ você consegue contar?
- Domingo Aéreo 2013 no PAMA-SP: F-5M e T-27 no ar
- PAMA-SP 2013: os últimos jordanianos e o mistério da asa extra
- Avançam os trabalhos nos quatro últimos F-5E ‘ex-Jordânia’ que estão no PAMA-SP
- F-5F ‘ex-Jordânia’ vão deixando o PAMA-SP, rumo a Gavião Peixoto
- PAMA-SP 2012: ‘Fox’ com o Grifo de fora
- PAMA-SP 2012: ‘walkaround’ do T-27 Tucano do líder da ‘Fumaça’
- PAMA-SP 2012: alinhando as asas do presente e do futuro da ‘Fumaça’
- PAMA-SP 2012: o primeiro dia do ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2012: o segundo dia do ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2012: F-5E ‘ex-Jordânia’, quem te viu, quem te vê
- PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’
- A importância do PAMA-SP para os F-5 da FAB
- Quando um F-5 da FAB vai para o PAMA-SP?
- PAMA-SP 2011: comparando os novos e os velhos bicos dos bicudos
- PAMA-SP 2011: um F-5B com roupa de ‘Mike’
- PAMA-SP 2011: oficina de trens de pouso deixa “Mike” de muletas
- PAMA-SP 2011: muito trabalho pela frente, fabricando peças e revisando caças
- PAMA-SP 2011: os ‘Buffalos d’água’
- PAMA-SP: cuidando de um dos itens críticos do F-5M, a refrigeração
- PAMA-SP: uma visita aos bancos de ensaios de motores
- PAMA-SP 2011: ‘Mikes’ e ‘Foxes’ nas linhas de revisão
- Domingo Aéreo 2009 no PAMA-SP – Parte 6
- Domingo Aéreo 2009 no PAMA-SP – Parte 5
- Domingo Aéreo 2009 no PAMA-SP – Parte 4
- Domingo Aéreo 2009 no PAMA-SP – Parte 3
- Domingo Aéreo 2009 no PAMA-SP – Parte 2
- Domingo Aéreo 2009 no PAMA-SP – Parte 1
- “Mikes” revisando no PAMA-SP
- Fotos das revisões dos F-5 no PAMA-SP
- Linha de revisão do C-105 vai para o Galeão