Oficial aviadora, em caça F-16, liderou ataques dos Emirados a alvos do EI

33

Major é a primeira mulher piloto de caça dos Emirados Árabes Unidos

Na quinta-feira, 25 de setembro, o embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU) nos Estados Unidos, Yousef Al Otaiba, confirmou que a primeira mulher piloto de caça dos EAU liderou a recente ação da Força Aérea dos Emirados contra alvos do Estado Islâmico (EI). A declaração, publicada pelo jornal The National dos EAU, foi dada ao vivo pelo embaixador em programa televisivo de entrevistas americano, quando este falava sobre o compromisso dos Emirados no combate ao EI.

“Eu posso confirmar, oficialmente, que a missão de ataque dos Emirados Árabes Unidos na noite de segunda-feira foi liderada por uma piloto de caça mulher, Mariam Al Mansouri”, disse o embaixador, que completou: “Ela é totalmente qualificada, altamente treinada, pronta para o combate e está numa missão.”

A major Mariam Al Mansoui é piloto de F-16 e tem 35 anos de idade. Tem formação em literatura inglesa e foi a primeira mulher a entrar no Khalifa bin Zayed Air College, onde se graduou em 2008. A participação dela na missão gerou um debate nas mídias sociais, com apoiadores publicando sua foto no Twitter, com elogios.

Os Emirados, juntamente com Arábia Saudita, Jordânia, Qatar, Bahrein e Estados Unidos se aliaram para lançar uma série de ataques aéreos contra membros do Estado Islâmico na Síria. A esse respeito, o embaixador Al Otaiba afirmou: “Faremos tudo que for preciso para derrotar o EI e outras formas de extremismo.” Ele reforçou a importância de nações Árabes e Muslim em se contrapor ao EI, vendo este como a ameaça que é: “Considero importante para nós, moderados Árabes e moderados Muslims, darmos esse passo acima e dizer que isso é uma ameaça contra nós. É uma ameaça para o nosso país, para o nosso modo de vida.”

FONTE / FOTOS DA MAJOR: The National (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO DO MEIO: USAF (em caráter meramente ilustrativo)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz