País finalizou sua seleção formal do caça F-35A Lightning II e anunciou intenção de assinar carta de oferta e aceitação para 40 exemplares

Segundo nota divulgada pela Lockheed Martin na quarta-feira, 24 de setembro, a República da Coreia (Coreia do Sul) finalizou finalizou a seleção formal do F-35A Lightning II, dentro de seu programa F-X de aquisição de caças (nota do editor – o programa como um todo é conhecido como F-X, mas esta sua terceira fase, após duas em que foram adquiridos jatos F-15, é conhecida como F-X III). O país anunciou a intenção de assinar carta de oferta e aceitação (Letter of Offer and Acceptance – LOA) para 40 exemplares da aeronave, com primeiras entregas previstas para 2018.

A Coreia do Sul , segundo a nota da empresa, realizou um amplo processo de avaliação em seu programa F-X e, em março deste ano, anunciou a seleção do caça de quinta geração F-35A. Estavam competindo com o jato da Lockheed Martin os caças de quarta geração F-15 Silent Eagle da Boeing e o Eurofighter Typhoon da EADS. Com isso, a República da Coreia torna-se o terceiro país a encomendar o F-35 por meio do sistema FMS (Foreign Military Sales – venda militar ao exterior), juntando-se a Japão e Israel, cujas seleções se deram em 2010 e 2011, respectivamente.

A empresa também destacou, na nota, que se espera para julho de 2015 a capacidade de operação inicial (IOC – Initial Operational Capability) da versão F-35B destinada aos Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), de decolagem curta e pouso vertical. A versão F-35A destinada à Força Aérea dos EUA (USAF) para operação a partir de bases aéreas convencionais, tem IOC prevista para 2016 e, por fim, a versão F-35C para operação em navios-aeródromos dotados de catapultas e aparelhos de parada, para emprego pela Marinha dos EUA (USN) tem IOC prevista para 2018.

FONTE / FOTOS: Lockheed Martin e USAF (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz