Força Aérea Israelense inaugurou centro de treinamento de voo do M346 Lavi
Na terça-feira, 23 de setembro, a Força Aérea Israelense (IAF) divulgou nota sobre a inauguração realizada nesta semana do novo Centro de Treinamento de Voo para o jato M346 Lavi, na Base Aérea de Hatzerim. O principal contratante, a empresa Elbit Systems, desenvolveu e entregou o novo sistema de treinamento baseado no solo (Ground Based Training System – GBTS) para o Lavi, juntamente com a Alenia Aermacchi (do Grupo Finmeccanica), a CAE e a Sellex ES (Finmeccanica Group). O GBTS será apoiado durante 20 anos por serviços de logística da Elbit.
Com a introdução do jato M346, uma maior ênfase está sendo dada para o treinamento baseado no solo nas fases avançadas de treinamento de voo, tanto para pilotos quanto para operadores de sistemas de armas (WSO). O GBTS consiste de dois simuladores completos de missão (Full Mission Simulators – FMS) de dois simuladores operacionais de voo (Operational Flight Simulators – OFS), todos conectados, proporcionando uma experiência que é praticamente igual ao voo real, segundo a nota da IAF, sendo que os treinamentos de pilotos e de operadores de sistemas de armas compreenderão desde a familiarização básica com a aeronave. Os alunos deverão utilizar o GBTS diariamente, em simulações que vão desde procedimentos de emergência e de práticas não usuais em voo até, num nível mais avançado, a simulação de cenários de combate complexos em voo solo ou em formação.
Paralelamente, os alunos realizarão voos de treinamento, utilizando o sistema embarcado EVATM (Embedded Virtual Avionics), integrado pela Alenia Aermachi ao jato M346. Esse sistema transforma o avião, virtualmente, num caça avançado e permite que os alunos passem por experiências essenciais na operação de sistemas avançados, como radar virtual, sensores ópticos e sistemas de guerra eletrônica, assim como armas ar-ar e ar-solo virtuais, durante os voos de treinamento.
Com essa solução de treinamento, espera-se que os pilotos e operadores de sistemas de armas estejam prontos e qualificados para progredir diretamente para caças de quarta e quinta gerações (F-16, F-15 e F-35).
FONTE / FOTOS: Força Aérea Israelense (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Entregues os dois primeiros treinadores M-346 de Israel
- ‘Roll-out’ do primeiro jato M-346 da Força Aérea de Israel
- Primeiro M-346 da encomenda israelense entrou em montagem final
- Jato M-346 será batizado como ‘Lavi’ na Força Aérea de Israel
- Comandante de Operações Aéreas de Israel voa o jato T-346 na Itália
- Primeiro M-346 de Singapura
- Gabinete Israelense aprova compra do treinador M-346 Master
- M-346 AADA: parece um caça, mas é um treinador ‘anabolizado’
- Entregue o segundo T-346A para a Força Aérea Italiana
- Mais uma notícia do M-346: acordo para apoio logístico da frota de Singapura
- Alenia assina contrato com a RSAF para a venda de 12 M-346
- HMD para o M-346 Master
- A Finmeccanica na FIDAE Air & Space 2010
- Reviravolta nos Emirados?
- T-50 Golden Eagle e M-346 Master no Singapure AirShow 2010
- ‘Baba baby, baba!’, versão LIFT
- Que tal um LIFT ‘genérico’?
- M-346 Master: Itália assina contrato de 220 milhões de euros
- Vai começar a produção do M-346 Master
- M-346 Master vence KAI T-50 nos Emirados Árabes Unidos
- M-346 “Master” realiza seu primeiro vôo supersônico
- M-346 e Yak-130