Primeiro ataque de caças Rafale ao Estado Islâmico, no Iraque

56

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 19 de setembro, o Ministério da Defesa da França informou sobre o primeiro ataque aéreo francês realizado contra o grupo terrorista “Daech” (Estado Islâmico / EI).

O ataque foi realizado com ordem do presidente da República, François Hollande, e destruiu um depósito logístico do grupo, que havia sido identificado na área de Mosul por missões de reconhecimento e inteligência feitas nesta semana.

A missão contou com a participação de dois caças Rafale da Força Aérea Francesa, armados com bombas guiadas a laser GBU12, um avião de reabastecimento aéreo C-135 francês, além de um avião de patrulha marítima Atlantique 2 da Marinha Francesa, responsável pela parcela de inteligência da missão e a primeira avaliação dos ataques. 

A nota também informou que o ataque teve o comando do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Francesas, general Pierre de Villiers, sendo realizado sob o controle operacional do contra-almirante Beaussant, comandante da Zona do Oceano Índico (ALINDIEN). A missão foi conduzida em coordenação com autoridades iraquianas e aliados presentes na região.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

COLABOROU: Phacsantos

NOTA DO EDITOR: a bomba guiada a laser GBU-12, também conhecida como Paveway II, é da classe de 500 libras (cerca de 250 kg), e já foi mostrada armando o Rafale em diversas missões de emprego real. Clique nos links abaixo para saber mais sobre outras bombas da família e assuntos relacionados ao emprego do Rafale.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz