C-SAR com H-36 Caracal, A-29 e RQ-900: missão noturna inédita
Ação aconteceu durante exercício de Busca e Salvamento em Combate
–
Pela primeira vez, a Força Aérea Brasileira realizou um exercício de Busca e Salvamento em Combate (CSAR) com o uso de óculos de visão noturna (NVG). O treinamento aconteceu na noite desta segunda-feira (8/9) no interior do Mato Grosso do Sul e envolveu dois aviões A-29 Super Tucano, um helicóptero H-36 Caracal e uma Aeronave Remotamente Pilotada RQ-900 Hermes.
“É um longo caminho. As aeronaves precisam estar preparadas e os tripulantes precisam estar treinados”, explica o Coronel Mauro Pires Cabral da Silveira, Chefe do Estado-Maior da Segunda Força Aérea (II FAE). A missão noturna fez parte do Exercício Operacional CSAR 2014, que simula o resgate de militares em território hostil.
Tripulação se prepara para missão Sgt Paulo Rezende / Agência Força AéreaDurante o treinamento, o H-36 pousou e resgatou um militar que simulava estar fugindo de um inimigo. Enquanto isso, os caças A-29 Super Tucano atacavam alvos simulados. As aeronaves voaram com todas as luzes apagadas. O papel do Hermes 900 é, do alto, monitorar toda as ações com o uso da sua câmera termal.
Todos os participantes da missão, entre tripulantes das aeronaves e tropas de solo, utilizaram NVG durante a missão. “Exige mais treinamento, mas realizar essa missão à noite é muito mais difícil para o inimigo”, conta o Coronel Silveira. Nos dias anteriores, as mesmas tripulações realizaram missões semelhantes no período diurno.
O Exercício Operacional CSAR 2014 acontece até hoje (10/9). Mais de 200 militares estão diretamente envolvidos e também participam os helicópteros AH-2 Sabre, H-34 Super Puma, H-60 Black Hawk e H-1H.
FONTE / FOTOS: FAB
VEJA TAMBÉM:
- Maior helicóptero da FAB participa de exercício em Campo Grande
- Esquadrão Falcão realiza simulações de resgate com H-36 Caracal
- Saiba mais sobre o novo eixo vertical da transmissão do EC225/725
- EASA certifica reprojeto da engrenagem do eixo vertical do Airbus Helicopters EC225/725
- Helibras monta, no Brasil, primeira caixa de transmissão do EC725
- Esquadrão Poti emprega armamentos com uso de NVG pela primeira vez no Brasil
- Helicópteros EC725 Caracal franceses em REVO – mais fotos e informações
- Avanço na nacionalização dos helicópteros EC725 inclui desenvolvimento de projetos e desenhos dos sistemas
- Black Hawks do 5º/8º GAV da FAB treinam em Florianópolis
- Esquadrão Onça da FAB realiza missões com NVG
- Fluxo de produção dos EC725 na Helibras e outros detalhes da fábrica
- Esquadrão Falcão recebe terceira unidade do helicóptero H-36 Caracal
- FAB operando com NVG
- Exercício de Asas Rotativas – BAFL
- NVG faz sua estréia nos Gripens suecos
- H-36 Caracal completa mil horas de voo no Esquadrão Falcão
- Prato do dia: Caracal à francesa
- Voa o primeiro EC725 completamente produzido no Brasil, pela Helibras
- Esquadrão Falcão completa 41 anos de apoio à população na Amazônia
- Belas fotos dos helicópteros EC725 Caracal franceses na Córsega
- Helicóptero EC725 da FAB completa mil horas de voo
- Helibras inaugura fábrica do EC725 – veja como foi o evento