Aprovada a venda ao Brasil de três helicópteros UH-60M Black Hawk

60

Venda via FMS, estimada em 145 milhões de dólares, inclui dois motores sobressalentes, doze metralhadoras, peças, treinamento e sobressalentes, entre outros itens

Nota divulgada em 9 de setembro pela agência americana de defesa e segurança DSCA (Defense Security Cooperation Agency) informou que o Departamento de Estado dos EUA determinou a aprovação de uma possível venda militar ao exterior (sistema FMS – Foreign Military Sale) de três helicópteros UH-60M Black Hawk ao Brasil, tendo sido notificado o Congresso dos EUA no dia anterior.

A compra solicitada pelo Brasil tem valor estimado de 145 milhões de dólares, incluindo três aeronaves UH-60M Black Hawk , oito motores T-700-GE-701C (seis instalados e dois sobressalentes) 12 metralhadoras M-134 de 7,62mm, 8 sistemas de navegação integrados GPS / Inercial H765GU, sobressalentes e peças de reparo, ferramentas, equipamento de apoio, publicações e dados técnicos, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, serviços de apoio técnico e de engenharia do governo dos EUA e da contratada, além de outros elementos de apoio logístico. Não há acordos de compensação (offset) relacionados a essa venda em potencial (que ainda precisa ser concluída).

Principais contratadas serão: Sikorsky Aircraft (United Technologies) Corporation em Stratford, Connecticut; General Electric Engines em Lynn, Massachusetts; e Dillon Aero Systems em Mesa, Arizona. A implementação da proposta vai requerer, segundo a DSCA, a presença no Brasil de representantes dos contratados por um período cerca de três anos para apoio à operação, manutenção e treinamento.

A nota também faz referência à necessidade dos helicópteros para cumprir seus compromissos estratégicos para busca e salvamento e segurança interna.

FONTE: DSCA (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

COLABORARAM: Blackhawk e Juarez

NOTA DO EDITOR: os dois esquadrões de asas rotativas que atualmente operam helicópteros Black Hawk (na versão H-60L) na Força Aérea Brasileira (FAB) são o Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), baseado em Manaus, e o Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), baseado em Santa Maria, unidades que anteriormente operavam o “Sapão” (H-1H). O Exército Brasileiro (EB) opera uma versão modificada do modelo de exportação S-70, denominada HM-2 no EB, e que faz parte da dotação do 4ºBAvEx (Quarto Batalhão de Aviação do Exército), baseado em Manaus. Já a Marinha do Brasil (MB) opera uma versão do MH-60R da Marinha dos EUA, denominada MH-16, e que equipa o Esquadrão Guerreiro (HS-1 – Primeiro Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino), tendo substituído o SH3-A/B Sea King.

Segundo a Sikorsky, a versão UH-60M citada na nota da DSCA é resultado de “mais de 30 anos de avanços tecnológicos, desempenho aprimorado e experiência mundial” (clique aqui para saber mais, no site do fabricante – texto em inglês).

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz