T-Xc deverá ser utilizado na FAB ‘substituindo os atuais Neiva T-25’, diz nota do MCTI

26

Nota do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação destaca que protótipo de avião para usos militar e civil passa por testes

O T-Xc realizou com sucesso seus primeiros voos. O avião terá duas versões, seguindo a diretriz de desenvolvimento de tecnologias de uso dual, e recebeu cerca de R$ 10 milhões de subvenção da Finep.

O protótipo do avião T-Xc (modelo Novaer N-210) se encontra em testes. O novo avião terá duas versões, seguindo a diretriz de estimular o desenvolvimento de tecnologias de uso dual (militar e civil). O projeto foi financiado pela Finep/MCTI, via Subvenção Econômica, com cerca de R$ 10 milhões.

O T-Xc realizou com sucesso seu primeiro voo, no dia 22 de agosto, em São José dos Campos (SP), com duração de 20 minutos. Um segundo voo foi feito no dia seguinte – este por 50 minutos, quando foram realizadas as primeiras provas de manobras.

Outras provas se seguirão nas próximas semanas, período em que o avião estará baseado em instalações cedidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (sic) (DCTA) .

Entre outros usos, a versão treinador – uma aeronave acrobática de dois lugares, para o treinamento primário de pilotos militares – deverá ser utilizada pelos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), substituindo os atuais Neiva T-25. A versão utilitária, também chamada de U-Xc, terá quatro lugares e se destinará ao transporte de passageiros e pequenas cargas.

O T-Xc apresenta tecnologias mais recentes, como sua fuselagem – construída em fibras de carbono, mais leve, econômica e resistente que o alumínio aeronáutico, além de ser imune à corrosão.

O conceito do modelo foi idealizado pelo projetista do avião EMB-312 Tucano, da Embraer, originalmente desenvolvido para servir de avião de treinamento avançado da FAB.


Vice-Presidente visita protótipo do avião T-Xc da Novaer

A NOVAER informou, em 29 de agosto, que recebeu na tarde de quinta-feira (28) a ilustre visita do Vice-Presidente a República, Exmo. Sr. Michel Temer. Na oportunidade, a empresa teve a chance de apresentar o protótipo da aeronave T-Xc nas instalações militares do Hangar X-40, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, SP.

A visita coroa a iniciativa do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, que por meio da FINEP, honrou seu compromisso de fomentar o empreendedorismo brasileiro ao conceder à empresa, ao longo dos últimos quatro anos, recursos de subvenção econômica, permitindo que a NOVAER desenvolvesse uma aeronave moderna inédita no mundo, totalmente em fibra de carbono – material mais moderno da indústria aeroespacial.

Reforça também a importância da iniciativa do Estado de Santa Catarina, que em 2012, acreditou no potencial do projeto, associando-se à empresa através da sua entidade de fomento SC Participações e Parcerias – SCPar.

A NOVAER pretende oferecer o produto ao mercado de Defesa, com uma versão treinador militar primário-básico, e ao mercado civil com uma versão de transporte de 4 lugares e de instrução para escolas de aviação e aeroclubes.

Segundo o Presidente da empresa, Graciliano Campos, os próximos passos são a certificação e industrialização da aeronave.

 

FONTES: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Novaer (segunda parte)

FOTOS: Novaer

COLABOROU: Phacsantos

NOTA DO EDITOR: o título original da primeira notícia é “Protótipo de avião para usos militar e civil passa por testes”. Os destaques em negrito nos textos são nossos.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz