Motor do KC-390 é certificado
International Aero Engines recebe a certificação da FAA para o motor V2500-E5, que equipará o novo jato de transporte militar KC-390 da Embraer
–
Nota da Pratt&Whitney / UTC publicada na quarta-feira, 27 de agosto, informou que o motor V2500-E5 destinado ao jato militar KC-390 da Embraer recebeu certificação da FAA (Federal Aviation Administration – administração federal de aviação dos EUA). O motor é fabricado pela International Aero Engines (IAE), consórcio multinacional de motores aeronáuticos formado pela Pratt & Whitney Commercial Engines, pela Pratt & Whitney Aero Engines International GmbH, Japanese Aero Engines Corporation e MTU Aero Engines.
O jato de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390, projetado pela Embraer e com protótipo em construção, tem como cliente lançador a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, “alcançar a certificação do motor dentro do cronograma é um grande ganho para o programa. Nós temos um alto nível de confiança de que o motor vai desempenhar de forma tão confiável quanto sua contraparte já em serviço tem desempenhado, e estamos ansiosos pelo primeiro voo bem-sucedido.”
O presidente da Pratt & Whitney Commercial Engines, Dave Brantner, afirmou: “Atingir a certificação é mais uma prova da persistente confiabilidade de nossos motores V2500 e da capacidade de nossa equipe de desenvolvimento de aprimorar essa tecnologia.”
Com um empuxo de 31.330 libras, o motor V2500-E5 foi selecionado em julho de 2011 pela Embraer e pela Força Aérea Brasileira, que estabeleceu os requerimentos para o KC-390. Por um lado, a Embraer e seus clientes esperam o máximo de comunalidade com a família V2500. Por outro, mudanças foram feitas para otimizar a instalação do motor na nova aeronave.
A IAE fornece, para o KC-390, um sistema de produção totalmente integrado, incluindo o motor V2500-E5 com sua nacele. A instalação dos motores e das naceles são apoiadas pela área de negócios de aeroestruturas da UTC Aerospace Systems, e as entregas visam obedecer a um cronograma de entrada em serviço do KC-390, na FAB, em 2016.
FONTE: Pratt&Whitney / UTC (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
- KC-390: seis protótipos dos motores V2500-E5 já foram enviados à Embraer
- FAB assina contrato para compra de 28 unidades do KC-390
- KC-390 da Embraer toma forma enquanto se aproxima a data do primeiro voo
- Suécia quer participação no projeto do KC-390 da Embraer
- KC-390 na FAB: vídeo da inauguração da linha de montagem e da assinatura da encomenda
- KC-390: contrato dos 28 de produção e termo aditivo de 2 protótipos, no Diário Oficial
- Começa a fabricação dos motores do KC-390
- Cargueiro da Embraer voa em 2014
- Embraer Defesa e Segurança define motor V2500-E5 para o jato militar KC-390
- Embraer inaugura hangar de montagem final do KC-390, em Gavião Peixoto
- Aero Vodochody, da República Tcheca, envia primeira fuselagem traseira de KC-390 para a Embraer
- Fábricas de Évora da Embraer já produzem peças para novo avião militar KC-390
- Nova geração de pilotos na expectativa de operar o KC-390
- Vídeo da Embraer apresentando o programa do jato KC-390
- Embraer quer cargueiro a jato KC-390 competindo com maiores do mundo