Segundo informações da equipe de marketing da empresa Novaer, o protótipo do avião de treinamento T-Xc iniciou o programa de ensaios em voo nesta sexta-feira (22). O T-Xc é um avião monomotor, asa baixa com trem de pouso tipo triciclo e retrátil que será produzido em duas versões. Seu projeto é baseado no modelo K- 51, de Joseph Kovacs, que desenvolveu também o T-27 Tucano, um dos destaques da Embraer.

Hoje, a empresa divulgou em seu site a foto acima, acompanhada deste informe:

“Novaer tem o orgulho, a alegria e a satisfação de comunicar o 1º voo do protótipo T-Xc

O protótipo do T-Xc fabricado pela Novaer Craft, fez seu primeiro vôo hoje, dia 22 de agosto de 2014. O avião decolou às 11:30 da cabeceira da pista de são josé dos campos (SBSJ). O T-Xc, desenvolvido com base no projeto da aeronave acrobática K-51 do renomado projetista Joseph Kovács, foi pilotado, nesse 1º vôo, por seu filho Otávio Kovács. “O avião se mostrou muito dócil e ao mesmo tempo ágil na resposta aos comandos, muito semelhante ao K-51” declarou Otavio ao final do vôo.

Já haviam sido executados diversos giros de motor e, nas últimas duas semanas, a aeronave realizou também taxiamentos, corridas na pista e outros testes em solo para validar os ajustes e as calibrações finais. Após esse primeiro vôo inicia-se a campanha de ensaios na qual a aeronave vai, gradativamente desenvolvendo velocidades cada vez maiores e abrindo o envelope de manobras.

“Estamos muito orgulhosos com esse marco, cujo mérito é de toda nossa equipe. Estão todos de parabéns”, declarou Graciliano Campos, Diretor Presidente da Novaer.”

Segue abaixo, também,  a transcrição de e-mail encaminhado ao Poder Aéreo:

“Caros amigos do Poder Aéreo, muito boa tarde.

Estou encaminhando esse email, com muito entusiasmo, apenas com o intuito de informar a vocês que os testes em voo da aeronave T-Xc devem ter início amanhã, sexta-feira, 22 de Agosto.

Mais informações devem seguir na próxima semana.”

O primeiro protótipo do T-Xc foi apresentado em São José dos Campos no final do mês de março. A previsão da Novaer é que a aeronave receba a certificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em dois anos. Posteriormente, a empresa se transferirá para a cidade de Lages, em Santa Catarina, onde ocorrerá a produção da aeronave.

 

 

 

VEJA TAMBÉM:

 

wpDiscuz