No total, são dez estações, duas nas pontas das asas, quatro sob as asas, três sob a fuselagem central e uma sob a tomada de ar da direita (esta última posição dedicada a casulos / pods, como os de designação de alvos e de guerra eletrônica). As duas estações mais próximas das raízes das asas e o pilone central da fuselagem são as posições que podem receber tanques de combustível externos, além de armamentos diversos.

Os pilones 5R e 5L são as novidades da nova geração do Gripen, quando comparada às versões C/D, que não os possuíam. Isso porque nos mesmos espaços ficavam instaladas as portas do trem de pouso principal das versões anteriores, que recolhem para dentro da fuselagem. Com a mudança do trem de pouso para carenagens sob as raízes das asas, esses espaços ficaram disponíveis para os pilones 5R e 5L. Além disso, o pilone 4 (para pods) foi reposicionado mais para fora, em relação às versões C/D, provavelmente para não interferir com o lançamento de armas pela nova estação 5R. A imagem aparece em material preparado pela Saab para a recente exposição britânica de Farnborough.

IMAGEM: Saab

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