A400M da França faz seu primeiro voo transatlântico norte

40

 

Antes desse voo na rota norte com destino aos Estados Unidos, aeronave A400M da Força Aérea Francesa já havia realizado travessia transatlântica na rota sul, para Guiana e Martinica

Na quarta-feira, 13 de agosto, a Força Aérea Francesa divulgou nota sobre o primeiro voo transatlântico na rota norte realizado pelo avião de transporte A400M Atlas. O voo, em velocidade de Mach 0.68, nível 350 (10 km de altitude), ocorreu em 9 de agosto com o exemplar de indicativo MSN 08, teve como destino Washington, nos Estados Unidos.

A aeronave decolou da Base Aérea 123 de Orleans, na França, rumo a Colônia, na Alemanha. Lá, o A400M recebeu a carga que transportaria aos EUA, realizando antes da perna para Washington uma curta escala em Shannon, na Irlanda. A missão foi realizada em proveito do Comando de Transporte Aéreo Europeu (EATC  – European Air Transport Command). A volta teve como rota os aeroportos canadenses de Calgary e Quebec antes do voo transatlântico rumo a Bruxelas, na Bélgica, parada que antecedeu o pouso final na Base Aérea de Orleans.

Em março deste ano, a Força Aérea Francesa realizou seu primeiro voo transatlântico com o A400M, porém na rota sul, que teve como destinos a Guiana e a Martinica. O A400M se juntou à Força Aérea Francesa em 2013, representando a adição de um meio de transporte militar tático com capacidade estratégica. No momento, os exemplares franceses de A400M operam no Centro de Experimentações Aéreas Militares (CEAM –  centre d’expériences aériennes militaires) baseado em Orleans, onde é estabelecida a doutrina com a aeronave e a formação dos núcleos das primeiras unidades operacionais. Na França, esta será o Esquadrão de Transporte  1/61 “Touraine”.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

 

wpDiscuz