Causas do acidente com Citation Excel que levava Campos ainda são desconhecidas
Por Alexandre Galante e Jarbas de Barros
Como ocorre em todos os acidentes aéreos, logo começam a aparecer explicações, teorias e boatos para as suas causas. De qualquer forma, ainda é muito cedo para chegar a qualquer conclusão e, no presente momento, pode-se no máximo especular. Tampouco é possível acreditar no que as “testemunhas” dizem, tanto as que viram de longe, como as que estiveram no local. Além da falta de embasamento técnico, há fatores emocionais envolvidos. Em suma: haverá imprecisões e exageros por todos os lados.
Segundo o áudio da gravação da fonia disponibilizada pelo site Radarbox, o comandante do PR-AFA disse que iria (após a arremetida), “bloquear e afastar, fazendo um Echo Uno para a 35”. Pelo procedimento descrito acima na carta de descida, após a arremetida o avião executou a curva para a esquerda, como previsto, já sobrevoando a cidade quando ocorreu a queda. Na imagem abaixo, vê-se à esquerda a pista da Base Aérea de Santos, onde deveria ter pousado e, mais abaixo, o local da queda plotado.
Uma das primeiras “informações” (!?) divulgadas pela Mídia, foi a de que o jato teria colidido no ar com um helicóptero. Mas, onde esse helicóptero foi parar? Outra versão afirma que o avião teria caído em chamas. Houve ainda quem dissesse que poderia ter havido colisão com pássaro ou drone!
Um piloto ouvido pelo Poder Aéreo disse que a desorientação espacial poderia ser a causa, que é comum em acidentes desse tipo.
Seja como for, o que está feito, está feito. As causas possíveis só poderão ser conhecidas após a investigação do CENIPA, que vai analisar a caixa preta do avião. Antes da conclusão das investigações, um laudo preliminar será divulgado dentro de 30 dias.