Marinha dos EUA pretende adquirir 117 aviões P-8A de patrulha marítima

Na quarta-feira, 6 de agosto, a Boeing comunicou a entrega do 15º exemplar de produção do avião de patrulha marítima P-8A Poseidon. A aeronave foi entregue dentro do cronograma em 31 de julho à Marinha dos EUA (USN), juntando-se a outras já em serviço na Estação Naval de Jacksonville, na Flórida, em treinamentos de tripulações que se preparam para missões.

A entrega da aeronave (foto ao lado) se segue ao recente retorno a Jacksonville do Esquadrão de Patrulha 16 (VP-16) após o primeiro desdobramento operacional do P-8A, no qual o VP-16 “War Eagles” foi empregado por sete meses a partir da Base Aérea de Kadena, no Japão. No lugar do VP-16 em Kadena, está agora o VP-5 “Mad Foxes”.

A Boeing tem contrato para fabricar e apoiar um total de 53 aeronaves P-8A, sendo que a USN planeja adquirir um total de 117 exemplares. O P-8A é baseado na plataforma do avião comercial 737-800 da Boeing, e atende a missões de guerra antissubmarino, guerra de superfície, inteligência, vigilância e reconhecimento, em substituição à frota de aviões P-3 (vistos na foto abaixo e do alto, em Jacksonville, no mesmo pátio de onde operam as aeronaves P-8A já entregues).

FONTE / FOTO DO MEIO: Boeing (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

DEMAIS FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): USN

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz