Ministérios da Defesa do Brasil e da Suécia aprimoram cooperação bilateral
Brasília, 05/08/2014 – Representantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Suécia iniciaram a I Reunião de Incremento de Cooperação de Defesa entre os dois países. O encontro, que acontece no auditório da Administração Central, tem como objetivo estabelecer pontos focais para fortalecer a cooperação entre Brasil e Suécia.
De acordo com o gerente da Seção de Cooperação Internacional, coronel Werner Wilhelm Bonnet, durante a reunião tem identificar possíveis áreas de cooperação bilateral, tais como: Defesa Cibernética, Espacial, e Produtos de Defesa. Estão programadas apresentações sobre as estruturas das pastas e das respectivas Forças Armadas, além dos principais projetos de Defesa conduzidos pelos países .
A troca de experiência também é um ponto que tanto o Brasil quanto a Suécia desejam explorar até esta quarta-feira (06). Um exemplo é atuação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz e a experiência da Suécia com programas de educação e treinamento na área de Defesa.
O Brasil coopera com vários países, entre eles a África do Sul, Moçambique e a República Democrática do Congo. As contrapartidas brasileiras vão desde a produção de equipamentos de Defesa à capacitação por meio de cursos.
Na próxima terça-feira (12), a ministra da Defesa da Suécia, Karin Enströn, se reunirá com o ministro Celso Amorim para efetivar as parcerias entre os dois países.
FONTE / FOTO (J Cardoso): Ministério da Defesa
VEJA TAMBÉM:
- Amorim reafirma expectativa de assinar contrato de compra de caças até fim do ano
- Gripen: MD da Suécia telefona a Amorim, que menciona cessão de versões C/D
- Brasil e Suécia assinam acordo estratégico na área de defesa
- Projeto F-X2: Brasil e Suécia estreitam diálogo sobre compra dos Gripen NG
- Suécia sinaliza cessão antecipada de caças ao Brasil
- Comitiva brasileira visitará fabricante de caças na Suécia
- Suécia poderá financiar o Gripen E mesmo sem parceiro externo
- Governo Sueco quer mísseis de cruzeiro nos novos caças Gripen
- Suécia precisa de mais Gripen para combater ameaça russa