F-35B passa com sucesso por testes de pista molhada e vento cruzado
A Força Aérea Real britânica (RAF) e a revista Code One (da Lockheed Martin), divulgaram notas sobre os resultados de testes de pista molhada e vento cruzados realizados pela equipe de testes do jato de combate F-35B Lightning II. Finalizados em julho deste ano no Centro de Provas da Força Aérea dos EUA da Base de Edwards (Califórnia), os testes liberaram o envelope de voo da aeronave com ventos cruzados de vinte nós para pousos e decolagens convencionais, e decolagens e pousos curtos.
A campanha compreendeu trinta e sete missões ao longo de quarenta e um dias, e cumpriu 114 pontos de testes relacionados ao controle de direção e sistema antiderrapagem em pista molhada. Todas as provas foram realizadas pelo F-35B de testes com indicativo BF-4, atingindo um importante marco para que o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) possa declarar a capacidade de operação inicial (IOC – Initial Operational Capability) no F-35B, o que é esperado para meados de 2015.
A RAF destacou, sobre a campanha de testes, que esta é um marco importante para que o programa do F-35B para o Reino Unido se consolide para atingir a IOC no serviço britânico em 2018. Apesar de limites de ventos cruzados e condições de pista de pouso normalmente não chamarem a atenção fora de foruns especializados, a habilidade de pousar e decolar em diversas condições de tempo é crítica para a capacidade operacional da aeronave, segundo a nota da RAF. Esta considera que atingir esse nível cedo no desenvolvimento da aeronave é um grande passo à frente, sendo que os números ultrapassaram os limites em que operam os jatos STOVL (decolagem curta e pouso vertical) atuais. Dessa forma, trata-se de comprovações do software de controle de voo de nova geração do F-35 e da facilidade de operação para o piloto.
Já para a Lockheed Martin, esses testes representaram um item absolutamente crítico no caminho para a liberação, à frota de F-35, do software de voo 2B e da IOC para os Fuzileiros.
FONTES / FOTO: Code One Magazine (Lockheed Martin) e RAF
VEJA TAMBÉM:
- Rachaduras estruturais no F-35B são mais extensas do que se pensava
- ReVo com três F-35B e dois AV-8
- Primeiro teste de decolagem vertical do F-35B
- Como funciona o sistema de pouso e decolagem vertical do F-35B
- ‘Forno de pizza’ pode ser calcanhar de Aquiles do F-35B
- Pentágono confirma que F-35 não irá a Farnborough, apesar dos voos liberados
- Cinco terríveis alternativas ao programa F-35
- F-35 em testes de recuperação de estol
- GAO: software do F-35 está atrasado
- Frota de caças F-35 liberada para o voo, mas com restrições
- Programa do F-35 ultrapassa 16.000 horas de voo e atinge outros marcos
- Bogdan: preço do F-35 cairá para US$ 80 mi em 2019
- Começam os testes operacionais do F-35A na Base Aérea de Edwards
- Vídeo espetacular do F-35B em testes a bordo do USS Wasp
- Deficiências do F-35C podem levar ao aumento de UCLASS nos conveses
- Cerimônia de ‘Roll Out’ do F-35 australiano
- Testes do F-35 com cargas externas
- Novo gancho do F-35C passa nos testes iniciais
- Pentágono: ‘não faz sentido reviver projeto de motor alternativo para o F-35′
- F-35C completa testes com defletores
- Coreia: anúncio da escolha do F-35 e do novo reabastecedor ainda este ano
- Toda a frota de jatos F-35 fica impedida de voar novamente por vazamento de óleo do motor