Contrato para modernização com valor estimado em 250 milhões de dólares engloba aviônicos e sistemas digitais das cabines dos aviões, para cumprir requerimentos de controle de tráfego aéreo e de navegação

A Boeing informou nesta quarta-feira, 6 de agosto, que recebeu um contrato da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para instalar novos sistemas digitais e aviônicos nas cabines de 13 das aeronaves AWACS (Airborne Warning and Control System – sistema de alerta e controle embarcado) da organização. O valor do contrato para a modernização dos aviões, que são baseados no jato comercial 707, é estimado em 250 milhões de dólares, e os trabalhos deverão ser realizados entre 2016 e 2018.

A nova tecnologia permitirá que as aeronaves cumpram os atuais e futuros requerimentos de controle de tráfego aéreo e navegação, dando maior acesso ao espaço aéreo ao redor do mundo para esses aviões. Isso deverá proporcionar maior eficiência nas missões, economizando tempo e combustível durante operações, a substituição de itens de aviônica fora de linha por outros de uso comercial (de prateleira / off-the-shelf) além de um acesso mais amigável de motores, navegação e radar para os tripulantes. Além disso, a tripulação da cabine poderá ser diminuída de quatro para três pessoas.

Em um contrato prévio para engenharia de fabricação e desenvolvimento (EMD), a Boeing já instalou os sistemas em um exemplar de AWACS da OTAN, sendo que o início dos testes de voo estão programados para o quarto trimestre desse ano, e a entrega, para dezembro do ano que vem. Como parte do contrato, a Boeing também vai modernizar esses sistemas em aviões AWACS dos Estados Unidos, a partir de novembro.

FONTE / FOTOS: Boeing e OTAN (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz