Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa sul-coreano na quinta-feira, 30 de julho, o treinador a jato KAI TA-50 foi avaliado em julho por equipe da Força Aérea dos EUA (USAF) do projeto T-X, que visa um novo treinador para os Estados Unidos. A Força Aérea da República da Coreia do Sul apoiou os voos de avaliação realizados no dia 17 daquele mês em duas surtidas matinais e duas vespertinas.

Os pilotos sul-coreanos levaram nos assentos traseiros os avaliadores da USAF, e focaram em demonstrar a manobrabilidade, segurança e os equipamentos de alta tecnologia que equipam as aeronaves. O jato TA-50 compartilha a plataforma do treinador T-50 Golden Eagle, porém foca no treinamento de combate, sendo capaz de carregar até 10.000 libras de armamento como mísseis AIM-9 e AGM-65, segundo a nota do ministério.

Além dos voos do dia 17 de julho, entre os dias 15 e 18 a equipe da USAF visitou a administração de programas de aquisição de defesa (DAPA) a 16ª Ala de Caças e o Comando Logístico, para conhecer melhor o emprego do jatoT-50  no treinamento, sua operação e manutenção.

O programa T-X da USAF deverá introduzir um sistema de treinamento completo em substituição aos velhos jatos treinadores T-38C, havendo a expectativa de compra de 350 a 500 aeronaves, por cerca de 10 bilhões de dólares. Concorrem com o avião sul-coreano os jatos M-346 da Itália, Hawk-128 do Reino Unido e, ainda segundo a nota do MD da Coreia do Sul, o JAS-39 da parceria da norte-americana Boeing com a sueca Saab.

FONTE / FOTO DE BAIXO: Ministério da Defesa da Coreia do Sul (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

DEMAIS IMAGENS: KAI

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz