Seeker 400 da Denel passa por importante bateria de testes de voo

5

No dia 31 de julho, o site Engineering News informou que a aeronave remotamente pilotada (ARP) Seeker 400 da sul-africana Denel completou sua segunda bateria de testes de voo, como parte de seu processo de desenvolvimento. Os testes foram realizados no campo de provas de Alkantpan, e incluíram, pela primeira vez, uma avaliação do alcance e do desempenho do sistema com uma carga completa embarcada.

O Seeker 400 tem uma velocidade de cruzeiro de 150 km/h, utiliza um sistema digital totalmente novo de enlace de dados e é capaz de levar uma carga de 100kg, sendo que podem ser transportados, simultaneamente, dois diferentes tipos de carga, como um radar de abertura sintética e uma torreta eletro-óptica. Esses equipamentos, segundo a empresa, podem ser instalados facilmente em campo, permitindo que a aeronave seja ajustada para diferentes situações táticas. A permanência no ar chega a 16 horas em altitude de cerca de 6.000m.

O predecessor do Seeker 400 foi o Seeker 2, empregado com sucesso em cinco países e que ainda será atualizado pela Denel, sendo rebatizado de Seeker 200 para o nicho de ARP de menor tamanho (com menor autonomia e sem a capacidade de carregar dois tipos diferentes de equipamentos, como a versão 400).

FONTE / FOTO: Engineering News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

wpDiscuz