‘Saldão do Tio Sam’: Indonésia recebe seus primeiros F-16 usados e atualizados

12

A Força Aérea da Indonésia (Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara, TNI-AU) recebeu suas três primeiras aeronaves Lockheed Martin F-16C/D em 25 de julho.

Os caças F-16, que estão sendo atualizados do Bloco 25 para o padrão Bloco 52 pela Força Aérea dos EUA (USAF) pelo Complexo Logístico de Ogden (Base Aérea de Hill, Utah), são ex-unidades da USAF e da Air National Guard que foram transferidas para a Indonésia conforme contrato assinado em janeiro de 2012.

O governo indonésio está pagando cerca de US$ 670 milhões para modernizar 24 jatos com novos aviônicos, motores, asas, trem de pouso e outros componentes. As 21 aeronaves restantes estão previstas para entrega  até o final de 2015.

Os três caças  pousaram na Base Aérea de Iswahjudi (Madiun, East Java) depois de voarem a partir do Alasca, via Guam. Em agosto, seis instrutores da Força Aérea da Indonésia começaram a conversão para caças F-16C/D sob a tutela de uma equipe de quatro militares USAF. As 24 aeronaves serão divididas entre o Squadron 3 em Madiun e o Squadron 16 em Pekanbaru.

A mídia local relatou que a reforma inclui extensões da vida útil, como a revisão das asas, trem de pouso e motores, bem como melhorias de capacidade de aviônicos. Estes incluem um radar AN/APG-68 atualizado (V), enlace de dados no padrão Link 16, sistema de guerra eletrônica AN/ALQ-213, RWR (alerta radar) ALR-69 Classe IV e contramedidas ALE-47.

FONTE: Janes’ (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz