Airbus diz que alguns dos jatos A380 encomendados não serão entregues
Empresa também reforçou que quer vender sua parte na Dassault
–
Reportagem publicada pelo site Bloomberg nesta quarta-feira, 30 de julho, noticiou que a Airbus poderá não produzir alguns dos quadrimotores A380 que tem na lista de encomendas (backlog). Tom Enders, diretor executivo da Airbus, afirmou: “Sem me referir a uma empresa aérea específica, eu posso garantir que temos casos em que há empresas que estão na lista de encomendas nas não estão no plano de produção. Estamos observando a situação com cuidado, e temos consciência dos pontos fortes e fracos de nossos clientes.”
Ainda assim, o executivo buscou reafirmar aos investidores a robustez do programa A380, que não conquistou nenhuma empresa aérea cliente em dois anos, e com nenhuma encomenda anunciada na feira de Farnborough, realizada neste mês. A empresa atuou de forma “pró-ativa” em cancelar um acordo para seis exemplares do jato de dois andares com a Skymark Airlines do Japão, mas tem confiança de que pode realocar dois aviões já construídos para outro comprador, disse Enders. A decisão de cancelar as aeronaves para a companhia japonesa foi tomada antes da instalação de equipamentos específicos para o cliente, como assentos e sistemas de entretenimento, o que facilitaria a revender os dois primeiros jatos da encomenda ainda não customizados. Ainda assim, analistas dizem que não será fácil.
Há outras empresas que encomendaram os jatos mas continuam sem uma decisão firma sobre recebê-los, como a Virgin Atlantic Airways, com seis encomendas, a Qantas Airways com oito e a Amedeo (empresa que faz leasing de aeronaves), que encomendou 20 aeronaves mas não conseguiu nenhum cliente para elas.
Esperança nos clientes atuais do A380
O A380 foi concebido para desbancar o jato Boeing 747, com maior alcance e capacidade. O jato da Airbus pode carregar mais de 800 passageiros, embora seja comercializado como um avião que pode acomodar 555 de maneira mais confortável em três classes. Porém, as empresas aéreas têm configurado o A380 para 500 assentos ou menos, e o executivo admite que o mercado para aviões extremamente grandes permanece fraco.
Como cliente fiel, o avião da Airbus tem a Emirates, que encomendou 140 exemplares, e Tom Enders admite que a Airbus ficaria satisfeita em receber encomendas adicionais de clientes atuais, porque é mais fácil construir aviões e customizar seus interiores com especificações comprovadas.
A produção do A380, segundo a área de finanças da Airbus, está garantida para este ano e o próximo, com a expectativa de 30 entregas em 2015. A chegada ao “break even point” (quando os investimentos no programa são cobertos pelas vendas) ainda vai tomar algum tempo. A empresa vem tentando convencer clientes com entregas no início de 2016 para receber duas aeronaves agendadas para o final de 2015, embora não tenha dado mais detalhes a respeito.
Outras aeronaves: A350 e A320neo
Quanto a novas encomendas de aeronaves (vários modelos) pela empresa, cuja previsão era de 630 exemplares, a feira de Farnborough elevou esse número a 348 contratos em mãos, com compromissos para diversas centenas. O novo bimotor A350 (de dois corredores), segundo a Airbus, está no caminho para sua certificação no terceiro trimestre, com entrada em serviço ainda neste ano. Já o A320neo (de corredor único), com motores de maior eficiência no consumo de combustível do que o modelo atual, está sendo preparado para o primeiro voo em setembro e início de operações comerciais no quarto trimestre do ano que vem.
Venda da participação na Dassault francesa
Por fim, a empresa reiterou que deseja vender sua parte na Dassault Aviation, fabricante francês do caça Rafale e dos jatos executivos Falcon. Tom Enders afirmou que “a questão não é se” a Airbus vai vender sua parte, mas “quando”, embora não tenha detalhado os mecanismos do processo.
FONTE: Bloomberg (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Airbus
VEJA TAMBÉM:
- O Brasil ainda não pode receber o A380
- Gigantes em Le Bourget
- Pedras no caminho
- ANAC autoriza operação do Boeing 747-8 em Guarulhos
- Emirates negocia com a Infraero a operação do A380 no Brasil
- Typhoons austríacos interceptam Airbus A380 da Lufthansa
- Em Le Bourget Airbus bate Boeing
- Passeio virtual no cockpit do A380
- Top Gun A380 versus Boeing 787
- Lufthansa batiza seus A380 de ‘Frankfurt’ e ‘München’
- Air France recebe seu primeiro A380
- Airbus A350 XWB voa pela primeira vez
- Airbus diz que projetos-chave estão dentro do previsto e visa produção maior
- A melhor feira da história para a Airbus
- Azul vai de Airbus