Índia venderá 10% da HAL para viabilizar produção do Rafale
Objetivo é utilizar os recursos para modernizar instalações da empresa estatal, que além do caça Rafale francês precisará produzir a versão indiana do caça russo PAK-FA, de quinta geração, e o jato Tejas, em linhas separadas
–
Segundo reportagem publicada pelo site Defense News na segunda-feira, 28 de julho, o Governo Indiano deverá vender 10% de sua participação de 100% no monopólio estatal fabricante de aeronaves, a Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL). As informações foram dadas por uma autoridade sênior do Ministério da Defesa da Índia, acrescentando que todas as formalidades foram resolvidas e que os 10% das ações serão colocadas à venda por volta de outubro.
A HAL tem um volume de negócios anual de 2,53 bilhões de dólares, e é o único fabricante indiano de aeronaves militares. Segundo a autoridade do Ministério da Defesa, o dinheiro da venda será usado para financiar uma modernização estimada em 5 bilhões de dólares, embora não haja planos para privatizar HAL com a venda de 50 % da participação do governo na companhia.
A empresa precisa dos recursos para acrescentar instalações de produção destinadas a produzir o caça francês Dassault Rafale, selecionado para negociações exclusivas dentro do programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio), de valor estimado em 12 bilhões de dólares, e cujo contrato atualmente está em negociação. Além disso, a HAL está engajada com o fabricante russo Sukhoi para desenvolver um caça de quinta geração (FGFA, a versão indiana do PAK-FA / Sukhoi T-50), que precisará de uma linha de produção separada, necessidade que também se aplica à produção em série do caça leve Tejas, desenvolvido localmente.
Atualmente, a HAL fabrica sob licença o treinador a jato avançado Hawk, de origem britânica, e o caça Su-30MKI, de origem russa. A empresa também produz helicópteros e outras aeronaves, incluindo modelos remotamente pilotados, e desenvolve um helicóptero leve utilitário.
FONTE: Defense News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Dassault (em caráter meramente ilustrativo)
VEJA TAMBÉM:
- Sai acordo entre HAL e Dassault para produção do Rafale na Índia
- Sukhoi apresenta modelo do FGFA na Aero India 2013
- Versão indiana do PAK-FA russo será fabricada a partir de 2020
- Rafale na Índia: Dassault analisa as lacunas nas capacidades da HAL
- ‘Confia no Rafale, ele não vai te decepcionar’
- Atrasos e desafios para o Sukhoi/HAL FGFA
- Índia perto de comprar mais 20 treinadores Hawk
- Falando em Rafale, Dassault e HAL expressam confiança em parceria
- Tejas enfrenta novos atrasos
- Tejas poderá equipar 14 esquadrões da Força Aérea Indiana, com cerca de 300 caças
- IAF: a Rússia não pode entregar um caça de quinta geração
- HAL, que deverá montar o Rafale na Índia, está com diversos projetos atrasados
- Participação da Índia no caça russo-indiano de 5ª geração deverá crescer
- Envolvimento da HAL indiana com o Su-30 MKI vai a 222 aeronaves
- MMRCA: Dassault quer clareza sobre o papel da HAL no Rafale indiano
- Mas é PAK-FA ou ‘tipo’ PAK-FA?
- Voa primeiro Jaguar modernizado pela HAL
- HAL assina contrato para desenvolvimento do MTA
- Completado o projeto técnico do caça russo-indiano de 5ª geração
- HAL, a fabricante estatal indiana, prepara-se para produzir o Rafale
- Índia deve encomendar mais 42 Su-30MKI produzidos pela HAL
- Força Aérea Russa recebe seu primeiro T-50 para testes
- Estaria o F-35 por trás do corte de 1/3 no caça de 5ª geração russo-indiano?