O primeiro dos 12 novos F-16 Fighting Falcon encomendados pela Força Aérea Real de Omã (RAFO) partiu da unidade de produção da Lockheed Matin em Fort Worth, Texas, no dia 22 de julho. A partida foi divulgada pela Lockheed Martin no seu blog “Code One” e o primeiro dos quatro F-16 Block 50 deu início ao seu voo de translado de 13.500 km para o sultanato.

Sob um contrato de US$ 600 milhões assinado em 2011, a RAFO receberá 10 monopostos e dois bipostos para complementar os oito F-16C e quatro F-16D entregues desde 2006. Todos os 12 novos aviões deverão estar em Omã até 30 de Novembro de 2016.

De acordo com uma notificação da DSCA (Defense Security Cooperation Agency) a venda inclui radares AN/APG-68 (V), canhões M61 de 20 milímetros; casulos de sistemas de reconhecimento DB-110; casulos de sistemas de navegação e aquisição de alvos AN/AAQ-33 Sniper; rádios; e GPS e sistemas de navegação inercial.

Os F-16 originais de Omã serão atualizados para que toda a frota tenha um padrão comum. Esta atualização envolverá a instalação de casulos de guerra eletrônica ITT Exelis AN/ALQ-211(V)9 AAIDEWS (dvanced Integrated Defensive Electronic Warfare System). Os novos aviões contam com um sistema semelhante (AN/ALQ-211 (V) 4), porém instalados internamente.

A aquisição de 12 novos caças F-16 e a modernização de modelos semelhantes em uso faz parte de uma ampla reorganização dos meios da RAFO, que inclui a extensão da vida dos SEPECAT Jaguar através de um programa de substituição das asas, bem como a aquisição de 12 novos Eurofighter Typhoon e oito treinadores a jato avançados BAE Systems Mk 128 Hawk.

FONTE: Janes’ (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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