Ocidente pressiona Putin para repatriar corpos e investigar queda de avião
“Atualmente a prioridade é repatriar os corpos à Holanda assim que for possível” e manter a pressão sobre todas as partes, disse Rutte durante uma entrevista coletiva.
O primeiro-ministro holandês se referiu a uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para dizer que é “preciso pressionar todas as partes”.
Rutte conversou novamente hoje com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que já se mostrou propício a endurecer as sanções contra a Rússia se a atitude de Moscou não mudar.
Merkel exigiu que o presidente russo pressione os separatistas pró-russos para iniciar uma investigação internacional do acidente do avião malaio e iniciar o diálogo com Kiev.
Segundo o governo alemão, Merkel também conversou com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron; com o presidente francês, François Hollande; os primeiros-ministros da Austrália, Tony Abbott; e da Finlândia, Alexander Stubb; assim como com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.
O eixo de todas estas conversas, segundo a chancelaria alemã, foi a “intolerável situação” que o leste da Ucrânia vive desde a queda do avião e pelo “terrível tratamento” dado às vítimas.
“Todos os interlocutores concordaram com a necessidade de se garantir com urgência o acesso sem limitações à região de uma comissão internacional independente”, reforçou o governo alemão.
FONTE: UOL