A Marinha dos EUA deu adeus ao último avião de transporte C-9B Skytrain II em 28 de Junho último após 41 anos de serviços. A aeronave foi enviada ao AMARG (Aerospace Maintenance and Regeneration Group) na Base da Força Aérea em Davis-Monthan, Tucson, Arizona.

Em janeiro desde ano existiam quatro aeronaves C-9B no inventário da USN. Um foi aposentado em fevereiro e dois foram transferidos para a Marine Transport Squadron (VMR) 1, baseado em Cherry Point, Carolina do Norte. Lá eles continuarão em atividade com os Fuzileiros até que outras aeronaves sejam compradas para substituí-los.

Os C-9 começaram a ser substituídos a partir de 2001 pelos C-40A Clipper. “Trata-se de uma aeronave com aviônicos melhorados, maior alcance e maior capacidade de carga útil, melhorando muito a nossa capacidade de atender às exigências da missão da frota” disse Doug Dawson, gerente de programa Tactical Airlift.

O McDonnell Douglas C-9 foi inicialmente comprado pela Força Aérea em 1966, sendo batizado com o nome Nightingale. Mas foi em 1972 que a Marinha encomendou suas cinco primeiras aeronaves, sendo aceitas e entregues em maio de 1973. Quebrando uma tradição, a Marinha escolheu um nome diferente para o seu C-9B, e passou a chamá-lo de Skytrain II.

De 1973 até 1982, a Marinha comprou 15 aeronaves e do Corpo de Fuzileiros Navais outras duas. Entre 1983 e 1985 a Marinha adquiriu mais 12 aeronaves DC-9 usadas que eram utilizadas comercialmente.

FONTE: NAVAIR (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

wpDiscuz