Selex ES recebe contrato para fornecer radares Raven ES-05 ao Gripen NG

15

Nesta quarta-feira, 16 de jullho,  a Finmeccanica – Selex ES informou em nota que recebeu da empresa de defesa sueca Saab um contrato de vários milhões de euros para fornecer o radar Raven ES-05 AESA (varredura eletrônica ativa), destinados aos caças Saab Gripen de nova geração.

Além do radar Raven, a Selex ES deverá fornecer sensores passivos Skyward-G IRST (busca e acompanhamento por infravermelho) e sistema IFF (identificação amigo-inimigo) para equipar o Gripen NG, equipamentos para os quais se espera o recebimento de contratos nos próximos meses.

A participação da Finmeccanica – Selex ES no programa Gripen NG vem desde 2009, quando um acordo foi assinado com a Saab para o desenvolvimento do radar Raven ES–05 AESA, seguido em 2010 pela seleção do sensor Skyward-G IRST e do sistema IFF.

Um radar Raven AESA de padrão de produção está instalado no avião demonstrador da nova geração do Gripen, e desde março essa aeronave também realiza voos de teste com o Skyward G IRST. O sistema IFF deverá ser entregue ainda neste ano.

Também recentemente, o novo despistador ativo dispensável BriteCloud foi escolhido como opção para guerra eletrônica do Gripen NG e outras versões do caça, sendo a Saab o primeiro parceiro da Selex ES a oferecer o novo despistador. Espera-se realizar testes do BriteCloud na plataforma no final deste ano (nota do editor: em informe divulgado pouco depois deste, a Selex divulgou que os testes do BriteCloud no Gripen estão agendados para setembro de 2014).

Levando em conta tanto compras de caças Gripen NG quanto oportunidades de modernização das versões C/D da aeronave, a Finmeccanica – Selex ES espera fornecer até 200 conjuntos de equipamentos de sensores nos próximos 10 a 15 anos.

FONTE / IMAGENS (exceto as três últimas): Selex ES e Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz