Primeiro caça JF-17 Block 2 em produção no Paquistão
Alan Warnes, Islamabad – IHS Jane’s Defence Weekly
A produção dos dois primeiros jatos JF-17 Block 2 de um total de 50 encomendados pela Força Aérea do Paquistão (PAF) prossegue no Complexo Aeronáutico do Paquistão, Kamra, com a primeira aeronave prevista para voar até o final do ano.
O JF-17 Block 2 tem vários aumentos de capacidade sobre o Block 1, mas o principal incremento para a PAF, bem como ao potencial de exportação é a instalação de um sistema de reabastecimento em voo. Um avião foi equipado com uma sonda de reabastecimento, que se projeta a partir do lado direito da fuselagem logo atrás do cockpit, que se projeta à frente da posição do piloto. Ele está sendo usado para testes de voo.
No entanto, esta alteração não será introduzida nas aeronaves Block 2 até o meio da produção na Aircraft Manufacturing Factory (AMF), provavelmente no início de 2016, informaram oficiais da PAF. Juntamente com melhorias de software, outros novos recursos incluem uma atualização para o sistema de aviônicos que funciona em torno do radar chinês Nanjing KLJ-7.
Como resultado, os Block 2 podem adicionar mísseis antinavio chineses C-802 e mísseis SD-10A além do alcance visual (BVR) o arsenal existente dos Bloco I, que inclui bombas burras Mk 82/84 e mísseis ar-ar de curto alcance PL-5-EII. Todos os Bock 1 acabarão por ser atualizados com as melhorias do Block 2.
Com uma necessidade urgente para exportar o JF-17, uma versão de dois lugares será construída durante a produção do Block 2. A PAF sempre tinha dito que um avião de dois lugares não era urgente, mas o Marechal do Ar Tahir Rafique Butt agora admite que um biposto é uma necessidade. “Percebemos que é necessário, porque as forças aéreas interessadas em comprar JF-17 querem um”, disse ele.
Pilotos da PAF atualmente estão convertendo para o JF-17 acumulando cerca de 25 horas num simulador JF-17 operacional em Kamra, em que um dos dois esquadrões operacionais se baseia. Quase todos os Block 1 já foram entregues à PAF, que tem uma exigência atual para 150 aeronaves para substituir os velhos F-7P e Mirage III/Vs.
FONTE: www.janes.com
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