Pilotos afegãos devem treinar no A-29 Super Tucano na Base Aérea de Moody
Pilotos da Força Aérea Afegã irão para a Base Aérea de Moody, na Geórgia, para treinar em novas aeronaves de apoio aéreo aproximado A-29 Super Tucano, anunciou a USAF.
A base da Geórgia do Sul foi escolhida como a alternativa preferida para a formação e o contingente de 20 aeronaves após uma avaliação dos requisitos operacionais e de infra-estrutura da base. Agora, a Força Aérea deve fazer uma análise ambiental antes de ser tomada uma decisão final.
“A Moody AFB foi selecionada como a alternativa preferida, porque o campo de pouso e do espaço aéreo estão disponíveis sem interrupção durante o período de tempo necessário, e instalações adequadas estão imediatamente disponíveis para os novos ocupantes,” disse Timóteo Pontes, vice-secretário assistente da Força Aérea para instalações, em um comunicado na quarta-feira. “A Moody AFB é a opção de menor custo.”
A aeronave pode chegar a Moody no início de setembro, com os primeiros estagiários esperados para chegar em fevereiro. O treinamento está previsto para durar até 2018.
A Mountain Home Air Force Base, Idaho, e Base Aérea de Shaw, na Carolina do Sul, também foram consideradas para o papel de treinamento e permanecem alternativas enquanto a decisão está sendo finalizada.
O A-29 foi escolhido como a plataforma de apoio aéreo aproximado para a Força Aérea do Afeganistão no ano passado, com o anúncio de um primeiro contrato no valor de 427 milhões dólares para os contratantes Sierra Nevada Corp e Embraer do Brasil, que derrotaram a concorrente Beechcraft.
O anúncio veio com elogios de parlamentares da Geórgia, com o senador republicano Johnny Isakson dizendo que a missão é crucial para a estabilização no Afeganistão e a “Base da Força Aérea de Moody é a melhor escolha para hospedá-lo.”
“Não consigo pensar em algumas melhores missões para a Base Aérea de Moody do que ajudar estes homens e mulheres que se preparam para defender sua nova democracia, através do programa A-29 (apoio aéreo leve)”, disse o senador republicano Saxby Chambliss em um comunicado. “Estes são os melhores e mais brilhantes afegãos que, sob a supervisão e orientação dos nossos pilotos instrutores da Força Aérea em Moody, serão capazes de levar suas habilidades de volta ao Afeganistão e construir sobre a fundação que os Estados Unidos colocou.”
A base aérea de Moody já abriga os A-10 Thunderbolt IIs e aeronaves de resgate, incluindo HH-60Gs e C-130.
FONTE: airforcetimes.com