Voos de F-35A suspensos após incêndio durante a decolagem. Piloto saiu ileso
A Força Aérea dos EUA suspendeu temporariamente na segunda-feira os voos de 26 caças F-35A construídos pela Lockheed Martin Corp, após um avião de combate do mesmo tipo pegar fogo quando estava se preparando para decolar para um voo de treinamento, segundo o Pentágono.
O piloto abortou a decolagem e não ficou ferido, disse Joe DellaVedova, porta-voz do escritório do programa do F-35 do Pentágono. Ele não tinha detalhes imediatos sobre a causa do fogo ou extensão dos danos para o modelo de decolagem convencional do F-35.
O incêndio ocorreu na parte de trás do avião em que está localizado o motor, mas não está claro se o motor estava envolvido. A fabricante de motores Pratt & Whitney, uma unidade da United Technologies Corp, disse que estava ciente do incidente e estava pronta para ajudar na investigação da Força Aérea.
Este é o segundo incidente que afetou os voos do F-35 nas últimas semanas. Os militares dos EUA ordenaram inspeções obrigatórias de todos os jatos de combate F-35 no início deste mês depois de um jato F-35B do Marine Corps sofrer um vazamento de óleo do motor em voo.
FONTE: Reuters