O Xavante de São Carlos
Desde o final do ano passado a cidade paulista de São Carlos conta com o seu “Xavante espetado”. A aeronave encontra-se exposta na rotatória da Rua Miguel Petroni com a Avenida João Dagnone (bairro Santa Felícia).
A solenidade de entrega do monumento ocorreu no dia 3 de novembro de 2013, como parte dos eventos comemorativos do 156º aniversário do município. O Xavante também homenageia o empresário e piloto Fernando de Arruda Botelho, vítima de acidente aéreo ocorrido em abril de 2012.
Uma curiosidade sobre a posição da aeronave é o fato do nariz da mesma apontar para o Campus II da Universidade de São Paulo (USP), onde é oferecido o curso de Engenharia Aeronáutica.
Deve-se lembrar que este não é o único Xavante em exposição na cidade. O Museu da TAM (localizado em São Carlos) também conta com outro exemplar, preservado em local fechado.
Após 39 anos, a Força Aérea Brasileira (FAB) retira do serviço operacional os seus caças AT-26 Xavante no final de 2010. No entanto, o AT-26 continua na ativa com o IPEV (Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo), onde é utilizado no Curso de Ensaios em Voo de asa fixa.
“Espetar o Xavante” tem sido uma atividade bastante comum nos últimos anos pelo Brasil. Você saberia dizer quantos já foram “espetados”?
VEJA TAMBÉM:
- Último ‘voo’ de um Impala, a caminho do ‘espeto’
- AT-26A: prestes a ser espetado, mas ainda não acabado
- AT-26: espetado, mas ainda não acabado
- Xavante ficará exposto em praça pública na cidade de Americana
- Xavante exposto em Volta Redonda
- Xavante ficará exposto em praça pública na cidade de Americana
- Xavante: parabéns atrasados pelos seus 40 anos!
- FAB se despede do Xavante
- Adeus ao Xavante? Ainda não