Su-30MKI faz novo teste de disparo do míssil BVR indiano Astra
Em 20 de junho, um caça Su-30MKI da Força Aérea Indiana realizou um novo teste de disparo do míssil BVR (além do alcance visual) Astra, desenvolvido na Índia. O lançamento foi feito a uma altitude de 6.000 metros, demonstrando com sucesso a interceptação de um alvo simulado eletronicamente, em longo alcance. Segundo a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO – Defence Research & Development Organisation), que divulgou nota sobre o teste, esse lançamento se soma a outro realizado em 9 de junho, que demonstrou as características aerodinâmicas do míssil, para demonstrar as capacidades do Astra como um sistema de armas.
Em 4 de maio, a DRDO havia informado o primeiro lançamento do míssil, também por um Su-30MKI. Ainda segundo a organização, os testes de lançamento do míssil BVR Astra estão sendo realizados conforme o cronograma e com o apoio da Força Aérea Indiana, para atender aos requerimentos de desempenho da força.
O Astra, conforme divulgado anteriormente pela DRDO, é um míssil com características de alta probabilidade de acerto num único disparo (SSKP – Single Shot Kill Probability), o que o torna altamente confiável. A arma é do tipo “all aspect – all weather” (disparo com alvo em qualquer posição relativa ao lançador e em quaisquer condições meteorológicas), com cabeça de busca por radar para a fase final do engajamento. Também dispõe de “excelentes características ECCM” (contra-contra medidas eletrônicas), processamento melhorado para cenários multi-alvos, destacando-se também a propulsão sem fumaça, como se pode ver nas fotos disponibilizadas. Além do Su-30MKI, a arma deverá ser integrada ao caça leve Tejas.
FONTE / FOTOS: DRDO (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Míssil BVR indiano Astra é disparado com sucesso de Su-30MKI
- Caças Su-30MKI decolam na inauguração de nova base no sul da Índia
- Índia deve encomendar mais 42 Su-30MKI produzidos pela HAL
- Por causa da lentidão russa, frota indiana de Sukhois está em apuros
- IAF: a Rússia não pode entregar um caça de quinta geração
- Índia vai modernizar Su-30MKI
- Tejas pronto para o combate, só em 2015
- Tejas realiza disparo de míssil IR, integrado ao radar de controle de tiro
- Pesquisador indiano defende Tejas Mk-II ao invés da compra do Rafale
- Tejas poderá equipar 14 esquadrões da Força Aérea Indiana, com cerca de 300 caças
- O Tejas será tão barato quando o JF-17, segundo a Índia
- Salvação do programa Kaveri está nas mãos da Snecma
- Voa em São José dos Campos o segundo EMB 145 AEW&C indiano
- AEWCS e AWACS, os olhos indianos no céu