Helicópteros Caracal e Puma da Força Aérea Francesa embarcam em avião de transporte Antonov 124, para um desdobramento no Chade

As fotos, divulgadas em 19 de junho pela Força Aérea Francesa, mostram dois helicópteros Caracal e um Puma daquela força sendo embarcados num avião de transporte de grande porte Antonov 124 (nota do editor: esse tipo de avião normalmente é alugado para essa finalidade). Os helicópteros, do esquadrão 1/67 Pyrénées da Base Aérea de Cazaux (na França), serão desdobrados para operações a partir da Base Aérea de N’Djamena, no Chade (África), durante quatro meses.

Conforme a nota que acompanhou as fotos, um segundo helicóptero Puma deverá, em breve, se juntar ao dispositivo. Os dois Pumas que operarão no Chade são equipados com canhões de 20mm e recebem o apelido de “pirates” (piratas) na Força Aérea Francesa. Somando-se aos dois helicópteros Caracal, as quatro aeronaves deverão cumprir missões de evacuação sanitária (EVASAN), salvamento aeroterrestre (SATER) e apoio às forças terrestres desdobradas no teatro de operações.

O desdobramento atende às duas missões principais do chamado dispositivo “Epervier”: proteção dos interesses franceses (especialmente de cidadãos residentes) no Chade e apoio logístico às Forças Armadas e de Segurança (FADS) daquele país, que tem com a França um acordo de cooperação técnica.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz